Portal da Cidade Mariana

Vale

Vale pode ter que reativar linha de trem para ligar BH a Ouro Preto e Mariana

A Advocacia Geral do Estado informou que as medidas judiciais serão adotadas nos próximos dias

Publicado em 30/04/2019 às 08:02
Atualizado em

Uma das barragens de Maravilhas, em Itabirito (Foto: Hoje em Dia)

Deputados da Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias Mineiras solicitaram, no último dia 24, que a Advocacia Geral do Estado (AGE) entre com uma ação judicial que obrigue a empresa Vale a reativar a linha férrea que liga Belo Horizonte a Ouro Preto e Mariana.

O trecho conhecido como Linha Mineira seria uma alternativa segura ao trajeto, em resposta a ameaças de rompimento de barragens, como a de Maravilhas em Itabirito, que possam atingir a rodovia BR–356, que já passa por paralisações no tráfego desde o começo de 2019 devido ao risco de inundação.  

Segundo o presidente da Comissão Pró-Ferrovias, deputado João Leite (PSDB), a ferrovia faz parte do pacote da privatização da empresa ainda na década de 90 e, originalmente, ligava a Região Metropolitana de Belo Horizonte ao Porto de Açu, no litoral norte do Estado do Rio de Janeiro, passando por Ouro Preto, Mariana, Itabirito e outros municípios do interior de Minas. No entanto, a mineradora não tinha interesses no porto do Rio de Janeiro, utilizando apenas o trecho que liga ao Espírito Santo.

O abandono de diversas linhas férreas, como a Linha Mineira, por parte da Vale e de empresas do grupo, resultou em uma dívida de cerca de R$ 680 milhões aos cofres públicos. O deputado defende que a revitalização da linha seja destinada de recursos relativos a essa dívida. 

Fonte:

Deixe seu comentário