Portal da Cidade Mariana

IMPORTANTE

29 de agosto: dia nacional de combate ao fumo

Criado há 32 anos, ação busca o controle do tabagismo como problema de saúde coletiva.

Publicado em 24/08/2018 às 05:54
Atualizado em

(Foto: Google Imagens )

Em 1986, foi criada a Lei Federal que tem como objetivo conscientizar a população sobre os riscos existentes no tabagismo.

Segundo o site Globo.com, o número de fumantes no mundo atingiu a impressionante marca de um bilhão. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera o tabagismo como causa de morte, como “a principal causa de morte evitável do mundo”.

Diversos são os problemas decorrentes do uso do cigarro. Entre eles estão: risco de derrame, câncer, enfisema pulmonar, infarto do miocárdio entre muitos outros.

A maior parte dos ditos fumantes sabe dos riscos do vício e, ainda assim, mantém o hábito. Entre as categorias de fumantes existem os ativos, que realizam o consumo direto de cigarros; e os passivos, que inalam a fumaça por estarem em um ambiente em que existem fumantes.

A dependência do cigarro é causada pela nicotina, que contém ação viciante, causando dificuldade no ato de se livrar ânsia por fumar.

Em 2011, a fim de preservar a saúde dos que não fazem o uso de cigarros, foi criada a Lei Antifumo, que proíbe o uso do tabaco em ambientes fechados.

Com o tempo, diversas campanhas são criadas a fim de conscientizar a população sobre os riscos do tabagismo. As ações sempre buscam focar em jovens, para que o risco de vício seja controlado ainda na juventude.                   

Fonte:

Deixe seu comentário