Portal da Cidade Mariana

DICAS

3 dicas essenciais para você montar o prato perfeito

Dra. Daniela Pala dá dicas sobre alimentação em sua coluna.

Publicado em 23/07/2018 às 05:24
Atualizado em

(Foto: Daniela Pala I Divulgação)

Quando o assunto é alimentação saudável são muitas as dúvidas que surgem, não é mesmo? Na hora de montar o prato, seja em casa ou no self-service, é bem comum ficar um pouco confuso com as  opções e quantidades ideais para a sua refeição. É por isso que nesse post eu trago três dicas simples mas super importantes na hora de escolher o que vai para o prato, vamos lá?

Variedade em nosso prato
Cada macronutriente possui uma função em nosso organismo. Enquanto o carboidrato é importante para gerar energia para o funcionamento do corpo, as proteínas têm, entre outras funções, o papel de compor as estruturas do nosso organismo, como ossos e músculos. Já as gorduras, além de também serem fontes de energia, protegem e isolam os órgãos e transportam vitaminas lipossolúveis. É por isso que uma alimentação saudável tem como base a variedade no consumo desses nutrientes. Lembrando que além de carboidrato, proteína e gordura, os alimentos também possuem micronutrientes como vitaminas, minerais e fibras que são essenciais para a nossa saúde.

Sabe aquele velho ditado que diz que a gente é o que a gente come? É exatamente isso!

Equilíbrio nas quantidades
Planejou aquela super refeição com todas as opções necessários, bem completa? ÓTIMO! Agora é hora de dar aquela atenção especial para as quantidades. Afinal não basta apenas ter um prato variado, é preciso saber quanto aproximadamente de cada coisa nosso corpo necessita. De maneira geral,o ideal é dividir o nosso prato ao meio, uma metade você preenche com legumes e verduras variados, crus e cozidos. Já a outra metade você divide ao meio novamente, em uma metade (equivalente a ¼ do prato todo) você preenche com carboidratos, de preferência integrais, e na outra com proteínas, de origem animal e vegetal, ou uma combinação de fontes de proteína vegetais. Para quem é bom em matemática vale a fórmula: 50% de vegetais, 25% de carboidrato e 25% de proteína. Lembrando que o profissional qualificado para calcular a quantidade de sua ingestão diária é o nutricionista pois isso dependerá de sua idade, histórico clinico, nível de atividade física, etc.

E não vale trapacear, hein? Não adianta encher o prato com um monte de carboidrato e colocar uma rodelinha de tomate e uma folhinha de alface ali no cantinho e achar que está comendo direito, ok?

Cores variadas
Você já deve ter ouvido falar que um prato colorido é um prato saudável, né? E não estou falando de corantes artificiais, é bom destacar! A cor dos alimentos revela compostos bioativos que estão presentes em sua composição. Por exemplo, a beterraba possui aquela coloração roxa pois contém uma grande quantidade de antocianinas, que têm função antioxidante. Já o tomate e a melancia possuem licopeno, responsável pela cor avermelhada. É por isso que um prato colorido é garantia de uma maior variedade de substâncias benéficas para o corpo. Sabe aquela salada com várias cores? Ela não é só bonita, mas muito saudável!

Gostou das dicas? Agora é só aplica-las em seu dia a dia para garantir mais saúde, mais disposição e mais bem viver!

Fonte:

Deixe seu comentário