Portal da Cidade Mariana

Crise de Gestão

Brasil fica, novamente, sem Ministro da Saúde durante crise épica de saúde

Nelson Teich, afastou-se do cargo nesta sexta-feira (15), não chegando a completar sequer um mês à frente da pasta

Publicado em 15/05/2020 às 07:30
Atualizado em

(Foto: Google Imagens I DIDA SAMPAIO - ESTADAO)

O Ministro da Saúde Nelson Teich assumiu o comando da pasta no dia 17 de abril, mas não chegou a completar um mês no cargo. Sua saída veio em decorrência de uma semana complicada em termos de gestão pública nacional, em que diversos acontecimentos e decisões no âmbito da saúde se desenrolaram sem a aprovação e o conhecimento do ministro. A pasta informou em nota que ele teria pedido demissão do cargo.

Essa foi a segunda saída de um ministro da Saúde durante a pandemia de COVID-19, o primeiro a deixar o cargo foi o ex-ministro Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS) que foi substituído por Teich. Com a saída do médico oncologista - que foi o ministro que permaneceu por menos tempo no cargo durante o governo de Jair Bolsonaro (sem partido) - somam-se 9 ministros a deixarem as pastas ao longo de 16 meses de governo. Ao longo da pandemia, três ministros deixaram seus cargos: Mandetta (Saúde), Sérgio Moro (Justiça e Segurança Pública) e Teich.

DISSENSOS COM BOLSONARO 

O motivo aparente da saída de Teich não muito diferente do caso de Mandetta, esse também teve dissensos com o presidente Jair Bolsonaro sobre as medidas para combate ao coronavírus. Os desentendimentos teriam sido acerca de:  

  • Utilização da hidroxicloroquina no tratamento de pacientes com COVID-19.
  • Decisão de que salões de beleza, barbearias e academias de ginástica são considerados serviços essenciais para a sobrevivência no período de pandemia.
  • Solicitações do presidente por uma flexibilização do isolamento social.

Bolsonaro disse em entrevista esta semana que seus ministros deveriam estar "afinados com ele". O ex-ministro participou de reunião no Palácio do Planalto nesta manhã e esteve com Bolsonaro. A demissão foi anunciada logo depois e o próximo ministro da Saúde ainda não tomou posse.  

É interessante pontuar que até a conclusão da redação desta matéria - às 19:15 de hoje (15) - o site do Ministério da Saúde ainda tinha o rosto de Teich como o responsável à frente da pasta.  



Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Mariana no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲

Participe: CLIQUE AQUI 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

Fonte:

Deixe seu comentário