Portal da Cidade Mariana

Ação

Campanha de vacinação contra a raiva é neste final de semana

De 9h às 16h, a ação acontecerá em 17 localidades do município.

Publicado em 27/09/2018 às 08:13
Atualizado em

(Foto: Prefeitura de Itapevi - Pedro Godoy)

A Campanha de Vacinação Antirrábica Animal de 2018 acontecerá neste final de semana, dias 29 e 30 de setembro, de 9h às 16h, em 17 locais da cidade. As vacinas são gratuitas e tem validade de um ano. As orientações são levar os cães com coleira e no caso de animais bravos, com focinheira também. Os gatos, por sua vez, devem ser levados em caixas ou sacos de linhagem para evitar fugas ou acidentes. Animais doentes não podem ser vacinados.

O objetivo da campanha é vacinar 80% dos cães e gatos levantados pelo senso canino na cidade em 2017, o que representa, dentre as áreas urbanas e rurais, 11,156 animais. A vacinação anual é obrigatória por lei, sendo a única forma de manutenção do controle da raiva, que também pode ser transmitida para humanos. Nos distritos, as imunizações foram realizadas entre os dias 27 de agosto e 14 de setembro, portanto, dessa vez, o foco é nos bairros da área urbana.

A raiva é uma doença incurável com 100% de fatalidade. A transmissão se dá pelo contato com a saliva dos indivíduos (animais ou pessoas) contaminados. Os sintomas, que são agressivos, podem demorar até dois meses para aparecer e os principais em cachorros são cólicas, vômitos, hemorragias gastrointestinais, agitação, latidos e mordidas no ar sem motivo aparente, agressividade, salivação excessiva e paralisia. Nos gatos, a manifestação se dá de forma parecida, mas podem incluir falta de apetite, hidrofobia e febre. Melhores informações pelo telefone: 3558-2319

Fonte:

Deixe seu comentário