Portal da Cidade Mariana

Coronavírus

Casos confirmados e mortes por COVID-19 batem recordes em Minas Gerais

Nos dezesseis primeiros dias de junho, o estado apresenta números assustadores e maiores que nos meses anteriores.

Publicado em 17/06/2020 às 07:30
Atualizado em

(Foto: Pixabay)

O coronavírus tem avançado cada vez mais rapidamente por Minas Gerais. Apenas nos 16 dias já decorridos de junho, o estado contabilizou mais casos de COVID-19 do que na soma dos três meses anteriores.

Minas detectou oficialmente 11.560 novos registros da doença neste mês, segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES) compilados pela reportagem.

São 1.096 casos a mais que os 10.464 registrados nos 85 dias anteriores de enfrentamento à pandemia desde que a primeira pessoa testou positivo para a doença em solo mineiro, no dia 8 de março. 

Em média, Minas Gerais confirma 722,5 novos casos por dia em junho. É um número quase seis vezes maior que os 123,1 detectados a cada 24 horas nos três meses anteriores. 

Outro método utilizado por cientistas para avaliar a velocidade de propagação do vírus é a quantidade de dias necessários para que o número de infectados dobre. Em Minas Gerais, esse período tem sido cada vez menor - o que indica uma aceleração na disseminação da COVID-19 (veja no gráfico abaixo). 


Para passar de 1 mil para 2 mil casos, por exemplo, Minas precisou de 15 dias. De 2 mil para 4 mil e de 4 mil para 8 mil, foram 13 dias. O período para saltar de 8 mil para 16 mil foi ainda menor: 12 dias.

No total, Minas tem 22.024 casos confirmados de coronavírus, segundo atualização de terça-feira (16). O número real, porém, é bem superior, já que a própria administração estadual admitiu que existe subnotificação

ÓBITOS EM ALTA

O número de mortes por COVID-19 também avança rapidamente nas últimas duas semanas. Os oito dias com mais óbitos em decorrência do coronavírus no estado foram registrados neste mês. No dia 6, o recorde: foram 24, média de um por hora.

Nos primeiros 16 dias do mês, o estado contabilizou 231 novas mortes. Entre março e maio, foram 271 vítimas registradas pela SES. No total, são 502 óbitos.

  • O Portal da Cidade de Mariana incentiva aqueles que puderem que se mantenham em isolamento social e façam a manutenção dos cuidados com a saúde no momento atual.


Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Mariana no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲

Participe: CLIQUE AQUI 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

Fonte:

Deixe seu comentário