Portal da Cidade Mariana

Varíola dos Macacos

Casos de varíola dos macacos são confirmados em Ouro Preto

Os pacientes não foram internados mas encontram-se sob observação de equipes de saúde do Município de Ouro Preto.

Publicado em 12/09/2022 às 21:30

Na forma mais comum documentada da doença, os sintomas podem surgir a partir do sétimo dia com uma febre súbita e intensa. (Foto: Redes Sociais/Divulgação)

Dois casos da Monkeypox (varíola dos macacos) foram confirmados essa semana em Ouro Preto. Os pacientes se encontram estáveis e não houve necessidade de internação.

A saúde do Município possui um protocolo a ser seguido em caso de suspeita ou confirmação dos casos de Monkeypox. O secretário Municipal de Saúde, Leandro Moreira, mais uma vez reforçou à população as necessidades de se cuidar e se proteger contra a varíola.

Monkeypox

A Varíola dos macacos ou monkeypox é uma doença de caráter viral. Por mais que possua este nome, ela não tem origem nestes animais, mas foi identificada pela primeira vez em um primata.

A transmissão ocorre principalmente por meio do contato direto ou indireto com sangue, fluidos corporais, lesões de pele ou mucosas de animais infectados. Os principais sintomas são: febre, dor de cabeça, dores musculares, dor nas costas, gânglios (linfonodos) inchados, calafrios e exaustão.

Entenda o que deve ser feito em caso de suspeita

- Como determina o Ministério da Saúde, qualquer pessoa que apresentar início súbito de erupção cutânea em qualquer parte do corpo (incluindo região genital), associada ou não a adenomegalia ou relato de febre, deve procurar uma unidade básica de saúde para o diagnóstico.

- Manter o distanciamento, o uso de máscaras e os cuidados com a higiene pessoal é essencial.

Fonte:

Deixe seu comentário