Portal da Cidade Mariana

PRECAUÇÕES

Cuidados com a pressão arterial

População poderá consultar gratuitamente o nível da sua pressão.

Publicado em 20/04/2018 às 07:36

(Foto: Google Imagens )

                Na próxima quinta-feira, 26, será oferecido um dia para que a população marianense possa consultar o nível de sua pressão arterial e, assim, manter o controle da saúde. O evento se dá em função do “Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial”.

                A hipertensão, ou pressão alta, é uma doença que atinge cerca de 13 milhões de pessoas, apenas no Brasil. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma das maiores responsáveis por casos de infarto do miocárdio é, justamente, a pressão alta.

                A Hipertensão Arterial pode ser controlada pela checagem constante da pressão sanguínea. A pressão é considerada alta quando o nível atinge o valor de 14/9. Para se ter uma ideia, os valores para uma pessoa com nível estável é de 12/8.

                As causas da hipertensão podem variar e, pelo fato de os sintomas, muitas das vezes, demorarem a se manifestarem, é considerada uma doença com um nível elevado de preocupação. Uma das principais causas é relacionada com o estreitamento da artéria aorta, dificultando a irrigação de sangue para o corpo, e causando diversos problemas, como o mau funcionamento dos rins.

                A orientação para quem seja hipertenso é que sempre mantenha regular a verificação da pressão, atuando junto com a mudança do estilo de vida. Perder peso, efetivar a prática de esportes e reduzir a ingestão de álcool são algumas das estratégias a serem adotadas.

                A medição da pressão acontecerá no hall da Prefeitura de Mariana, na quinta-feira, das 8h às 11h, e é totalmente gratuita. 

Fonte:

Deixe seu comentário