Portal da Cidade Mariana

INFORMATIVO

Dia de vacinação contra a gripe acontecerá neste sábado em Mariana

Para a ocasião, serão montadas sete unidades de vacinação em diferentes pontos da cidade.

Publicado em 08/05/2018 às 07:38
Atualizado em

(Foto: Google Imagens )

                Com a chegada do frio, a gripe ataca, anualmente, um grande número de pessoas em todo o mundo. Pensando nisso, diversas campanhas de vacinação acontecem em todo o país. Em Mariana, sábado, 12, será o dia da população se imunizar contra a doença.

                A gripe é uma enfermidade resultante das ações de um conjunto de vírus, entre eles está o Influenza, ou H1N1, subtipo do Influenzavírus tipo A. Em 2016,  apenas no Brasil, foram registrados 1,9 mil casos de mortes em consequência da gripe, segundo o Ministério da Saúde (MS). Em 2017, no entanto, devido às campanhas de vacinação, o número de ocorrências da doença caiu 81%, ainda de acordo com o MS.

                A estimativa é que cerca de 15 mil pessoas sejam vacinadas ao longo de 2018, em Mariana. É importante ressaltar que a vacina não garante que o receptor da imunidade não contraia a doença, porém, ela aumenta as possibilidades de contágio. Nesta época do ano, o clima fica mais frio e mais seco, além de haver uma maior aglomeração das pessoas em ambientes fechados. Tudo isso auxilia na propagação da gripe.

                Neste sábado, as doses estarão disponíveis das 8h às 16h e os locais de aplicação das vacinas serão nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros Cabanas, Rosário, Santo Antônio e Passagem. Nos distritos de Furquim e Monsenhor Horta, os horários de atendimento serão de 8h às 15h.

                As vacinas serão aplicadas a partir de uma linha de prioridades. São considerados grupos prioritários: crianças de até seis meses e menores de cinco anos, gestantes, doentes crônicos, idosos, pessoas com deficiência, profissionais da área da saúde, professores, pessoas indígenas, mães com até 45 dias de pós-parto e pessoas privadas de liberdade.

                Para receber a vacina, os interessados ou interessadas deverão comparecer aos locais indicados portando um documento original com foto e a carteira de vacinação. O evento é gratuito.

Pontos de vacinação:

Central de Vacinação – Rua Santa Cruz, nº 127 – Barro Preto
UBS Cabanas – Rua Diamantina, s/nº
UBS Rosário – Rua Pinho, nº 301
UBS Santo Antônio – Rua Projetada, s/nº
UBS Passagem – Rua Capitão Inácio, nº 100
UBS Monsenhor Horta – Rua Abel Pascoal da Silva, nº 60
UBS Furquim – Rua Bom Jesus, s/nº


Fonte:

Deixe seu comentário