Portal da Cidade Mariana

Alimentação

Dicas da nutri: fontes de gorduras benéficas

Falar em alimentação saudável é o mesmo que dizer que devemos cortar as gorduras da nossa rotina alimentar, correto? Não!

Publicado em 02/08/2018 às 21:36

Por mais que as gorduras sejam consideradas maléficas a verdade é que elas são INDISPENSÁVEIS para o bom funcionamento do nosso organismo. É isso mesmo! As gorduras são fontes de energia, além de serem essenciais para a absorção de algumas vitaminas, as chamadas vitaminas lipossolúveis como é o caso da A, D, E e K. Uma outra função das gorduras é na síntese de determinados hormônios sexuais, assim, alterações menstruais e até de libido podem ser ocasionadas pela ausência de um teor mínimo de gordura no corpo.


Como consumir
Agora que você já sabe da importância da gordura é fundamental entender como elas devem ser consumidas, quais tipos existem em cada alimento e qual a quantidade ideal, né? Então vamos lá!

A Organização Mundial da Saúde indica que em uma dieta saudável o ideal é que de 20 a 35% do total de calorias ingeridas por dia sejam de gorduras. Sendo que uma grande ingestão de gorduras pode ocasionar a obstrução das artérias e com isso o aumento do risco de doenças cardíacas. É por isso que é necessário se atentar ao tipo de gordura que consumimos, uma vez que há gorduras mais benéficas para o nosso corpo do que outras.

Há 3 principais tipos de gorduras presentes nos alimentos: as gorduras trans, as gorduras saturadas e as gorduras insaturadas.

A gordura trans é produzida industrialmente, através de um processo químico chamado hidrogenação. Assim, ela é muito utilizada na indústria alimentícia e está presente em muitos alimentos ultraprocessados  e industrializados como biscoitos, cremes, pães e alimentos fritos.

Já as gorduras saturadas são aquelas que endurecem e ficam com aspecto esbranquiçado, sabe? Estão principalmente em alimentos de origem animal como carnes vermelhas, peles de aves, bacon e manteiga. Sendo encontrada em alguns alimentos de origem vegetal como o azeite de dendê, o óleo de palma e o óleo de côco.

As gorduras insaturadas são as mais saudáveis para o nosso corpo, contribuindo para a diminuição do colesterol ruim (LDL) e o aumento do colesterol bom (HDL). Elas são divididas em monoinsaturadas e poli-insaturadas, dependendo da sua constituição química.

A recomendação é de que haja um consumo maior de gorduras insaturadas do que de gorduras saturadas, além de uma eliminação ou consumo mínimo de gorduras trans. É por isso que abaixo listo boas fontes de gorduras insaturadas. Confira:
 

Fontes de gorduras insaturadas

Monosaturadas

  • Azeite
  • Óleo de canola (ômega 3)
  • Abacate
  • Amêndoas e castanhas
  • Amendoim
  • Peixes (salmão, arenque, sardinha,etc
Poli-insaturadas:
  • Óleo de soja
  • Óleo de milho (ômega 6)
  • Óleo de girassol (omega6)
  • Óleo de linhaça

Formada em Nutrição pela Universidade Federal de Ouro Preto, com mestrado e doutorado pela mesma instituição, atendo desde 2012 na região de Mariana e Ouro Preto. Procuro oferecer aos meus pacientes mais qualidade de vida, afinal, o emagrecimento é consequência de novos hábitos e de uma vida mais saudável!

​Além disso, também trabalho com atletas que desejam melhorar a sua performance e desempenho e enxergam a importância de uma alimentação apropriada para o alcance dos seus objetivos em sua modalidade.

Fonte:

Deixe seu comentário