Portal da Cidade Mariana

Coronavírus

Entenda se pessoas assintomáticas podem ou não transmitir COVID-19

Após declaração da OMS ser mal interpretada, atualizações e explicações foram necessárias para informar a população mundial.

Publicado em 15/06/2020 às 04:00
Atualizado em

(Foto: Pixabay)

Uma declaração da líder técnica da Organização Mundial da Saúde (OMS), Maria van Kerkhove, de que a transmissão da COVID-19 por pacientes sem sintomas da doença parece ser "rara”, provocou polêmica na internet. A fala - que foi mal interpretada e tirada de contexto por muitos veículos de comunicação - causou confusão e revolta na população.

Assim, a OMS veio à público novamente para esclarecer e explicar melhor o que não foi entendido. A Organização explicitou que a infecção por pessoas sem sintomas está, sim, acontecendo, e detalhou a explicação: quem espirra e tosse tem mais chances de transmitir a doença. Logo, aqueles que não apresentam sintomas transmitem, mas em menor escala. 

O diretor de emergências da OMS, Michael Ryan, assegurou que a transmissão por pessoas assintomáticas acontece, mas que ainda não tem informações precisas sobre quantidade. "Estamos absolutamente convencidos de que a transmissão por casos assintomáticos está ocorrendo, a questão é saber quanto", declarou. 

Kerkhove também se pronunciou e disse estar trabalhando com algumas evidências, em pesquisas que estão em andamento. A líder técnica disse que trabalha com estimativas que sugerem que entre 6% e 41% da população podem estar com a COVID-19 de maneira assintomática, mas que ainda não possui dados concretos. 

 

Maria van Kerkhove / especialista em doenças infecciosas emergentes / Genebra, Suíça

Contextualização

"Acho que é um mal-entendido afirmar que uma transmissão assintomática globalmente é muito rara, sendo que eu estava me referindo a um subconjunto de estudos. Também me referi a alguns dados que ainda não foram publicados, e essas são as informações que recebemos de nossos Estados-Membros"

Maria van Kerkhove / especialista em doenças infecciosas emergentes / Genebra, Suíça

Tudo isto significa que sim, pacientes assintomáticos podem transmitir a doença. O que a OMS não sabe é em qual nível eles funcionam como vetores - carregam e transmitem a doença - e qual a porcentagem de contaminação pela qual eles seriam responsáveis.


Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Mariana no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲

Participe: CLIQUE AQUI 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

Fonte:

Deixe seu comentário