Portal da Cidade Mariana

Coronavírus

Está afetado pela quarentena? Veja dicas para ocupar a sua mente e se distrair

A necessidade de ficar em casa não precisa significar sofrimento, se você souber como suportar mais tranquilamente a reclusão.

Publicado em 04/04/2020 às 21:30
Atualizado em

(Foto: Pixabay)

Com a situação de pandemia do Coronavírus, muitas pessoas têm sentido desconfortos causados pelo isolamento social e pela impossibilidade de sair de casa.

A falta de trocas e partilhas com pessoas que, muitas vezes, não moram conosco pode ser um agravante. Além disso, não poder sair de casa para fazer coisas básicas ou se distrair nos pontos turísticos e comércios de Mariana pode ser desagradável para algumas pessoas.

Mas manter-se em isolamento é necessário para se proteger da doença e proteger aqueles que ama. É uma ação para o bem estar, não somente individual, como coletivo.

Apesar disso, existem formas de suavizar essa quarentena e distrair a mente e o corpo. Confira algumas dicas:

1- Conecte seu corpo e sua mente: não adianta estar fisicamente retido em casa se sua mente está ligada com o ambiente lá fora, isso pode provocar um processo depressivo.

2- Estabeleça uma boa rotina: acorde e comece a se movimentar, se alimente e faça as atividades que puder em casa para se manter ativo.

3- Pratique alguns exercícios físicos: dance, se alongue, faça yoga, abdominais ou quaisquer outros treinos de sua preferência.

4- Organize o ambiente: deixar seu espaço limpo ajuda a se manter bem, ações simples como arrumação de armários e limpeza de cômodos podem te ajudar a se sentir confortável em casa.

5- Diversifique suas ações: variar suas ocupações com atividades simples pode fazer com que se sinta produtivo e entretido, tente cozinhar, pesquisar assuntos de interesse na internet, fazer leituras, assistir filmes e séries, praticar cursos online, realizar trabalhos manuais… você deve escolher o que mais te interessa.

6- Busque afeto e apoio: faça recurso das tecnologias para contatar seus parentes e amigos, especialmente aqueles que estão vulneráveis e os que vivem só, vocês poderão se apoiar mutuamente.


O isolamento social e a reclusão não precisam ser um período excessivamente aflitivo, se você conseguir empregar o seu tempo de modo proveitoso e investi-lo em coisas prazerosas. Cuide de você e de sua família e mantenham-se seguros, da forma mais branda possível para vocês.


Fonte:

Deixe seu comentário