Portal da Cidade Mariana

Setembro Amarelo

Falando abertamente sobre suicídio

Durante muito tempo, falar sobre suicídio foi um tabu, havia medo de se falar sobre o assunto.

Publicado em 16/09/2020 às 23:29

Live Setembro Amarelo (Foto: Portal da Cidade Mariana)

Nessa Quarta-feita (17) o Portal da Cidade realizou uma live com a participação do Secretário de Saúde, Danilo Brito, a psicóloga Renata Viana e o pastor Davi Roque para um bate papo sobre o Setembro Amarelo e um tema que ainda é tabu para muitas pessoas, o suicídio.

Entre o tema do suicídio foi falado sobre as formas de acolhimento disponível pela Secretaria de Saúde, sobre o posicionamento e a participação da família e da Religião. A importância da família e como buscar ajuda.

De uns tempos para cá, especialmente com o sucesso da campanha Setembro Amarelo, esta barreira foi derrubada e informações ligadas ao tema passaram a ser compartilhadas, possibilitando que as pessoas possam ter acesso a recursos de prevenção. Saber quais as principais causas e as formas de ajudar pode ser o primeiro passo para reduzir as taxas de suicídio no Brasil, onde atualmente 32 pessoas por dia tiram a própria vida. Surge então um outro desafio: falar com responsabilidade, de forma adequada e alinhada ao que recomendam as autoridades de saúde, para que o objetivo de prevenção seja realmente eficaz.



Fonte:

Deixe seu comentário