Portal da Cidade Mariana

Ação

Inscrições abertas para a 2ª Corrida e Caminhada Outubro Rosa – Novembro Azul

A "caminhada e corrida" acontecerá no dia 25 de outubro com largada na Feira Noturna.

Publicado em 08/10/2018 às 06:42

(Foto: Prefeitura de Mariana I Divulgação)

Estão abertas as inscrições para a 2ª Corrida e Caminhada Outubro Rosa – Novembro Azul e elas poderão ser feitas presencialmente na Arena Mariana até o dia 19/10, de 8h às 11h e de 12h às 16h. Os interessados em participar devem levar um pacote de fralda geriátrica. Os 150 primeiros inscritos receberão camisa do evento e todos os atletas serão contemplados com medalhas de participação.

A corrida está marcada para o dia 25 de outubro, com largada para 20h, na Praça dos Ferroviários, durante a feira noturna. O percurso ainda será divulgado, porém a distância está definida em 5km para as duas modalidades. Antes da corrida haverá alongamento coletivo e após a premiação show com artistas locais. Trata-se de uma iniciativa da Prefeitura de Mariana, através da Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer cujo principal objetivo da ação é promover a prática de esportes por meio da conscientização da importância do diagnóstico precoce e tratamento de doenças como os cânceres de mama e de próstata.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, o INCA, o câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil. É relativamente raro antes dos 35 anos, mas após esta idade sua incidência cresce principalmente entre mulheres após os 50 anos. O INCA estima que, apenas em 2018, 59.700 novos casos de câncer de mama sejam registrados no país. Já o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. A estimativa é que, no Brasil, este ano, surjam 68.220 novos casos no Brasil.

Outubro rosa – A campanha serve de conscientização para alertar toda a sociedade, principalmente as mulheres, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. São feitas diversas ações em todo o país, durante o mês, para esclarecer sobre o tema. No Brasil outubro rosa acontece desde 2002.

Novembro azul – Já nessa campanha o foco são os homens. Durante este mês são realizadas ações de conscientização e combate para as doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Informações pelos telefones: (31) 3557-2128 ou (31) 3557-9832.

Fonte:

Deixe seu comentário