Portal da Cidade Mariana

Coluna

Lesões causadas por atividade física

Por Cris Veppo

Publicado em 05/04/2018 às 07:06
Atualizado em

(Foto: Google Imagens)

Ninguém inicia uma atividade física com a intenção de se machucar... Inicia-se pensando justamente o contrário. Busca-se condicionamento para o corpo e melhor desempenho não apenas esportivo, mas também para com as atividades do dia a dia. No entanto, os casos de lesão são recorrentes e atingem principalmente as pessoas de meia idade.

As lesões estão diretamente ligadas à ansiedade em se ter um corpo perfeito.  As pessoas almejam um resultado rápido e que muitas vezes é improvável para o seu tipo físico e o pior sem o acompanhamento adequado.  As regiões que mais vão sofrer as consequências do exagero são os joelhos, os cotovelos e as costas.

As mais comuns são: Contratura muscular (o músculo fica mais curto e enrijecido), Tendinite (uma inflamação que ocorre com maior frequência nos tendões dos ombros, cotovelos, pulsos ou joelhos), Distensão muscular (as fibras musculares se rompem por não aguentar muito peso ou devido a um alongamento exagerado), Problemas de coluna (hérnia de disco – deslocamento do anel fibroso que envolve as vértebras da coluna – ou desvios como lordose e escoliose) e Lesões na patela (pessoas que pisam errado, postura desalinhada).

Penso que na atividade física o desenvolvimento do aluno deve ser progressivo, ou seja, no inicio menor esforço, movimentos mais fáceis de executar, menor carga de peso... Tudo o que for contrário a isso tem grandes chances de lesionar.

Primeiro você prepara o seu corpo, aprende o movimento, fortalece a sua musculatura e só depois está preparado para executar movimentos mais elaborados.

No Pilates, por exemplo, uma inclinação lateral – Side Bend (tronco suportado em uma mão, braço estendido), pode tornar-se uma tarefa difícil para quem está iniciando, se eu colocar carga, torna-se impossível. Por isso ensinamos o movimento ao aluno antes e quando ele já consegue executá-lo, aplicamos a carga se necessário e em seguida propomos desafios dentro daquele movimento.

O conhecimento do próprio corpo é fundamental para não se machucar; não execute exercícios de qualquer maneira, com excesso de peso, sem a compreensão do que te machuca e do que te protege.

A minha dica aos alunos é para que sejam curiosos e questionadores, é o seu corpo que está em jogo... Preste atenção na lombar, na cervical, nos joelhos, nos ombros... não é para sentir dor durante e nem após o exercício... A única dor aceitável no pós-treino é a muscular, dores nas articulações são um sinal de que algo foi feito errado.

Conte sempre com a ajuda de um profissional sério para lhe auxiliar durante a atividade física e em caso de dor procure um médico.

Fonte:

Deixe seu comentário