Portal da Cidade Mariana

FEBRE AMARELA

Mariana é a cidade mineira com mais casos confirmados de febre amarela

Entenda mais sobre a doença e saiba os cuidados a serem tomados

Publicado em 19/03/2018 às 07:28

(Foto: Google Imagens)

A febre amarela voltou a assustar a população brasileira na última semana.  Segundo dados da Secretaria de Saúde de Minas Gerais, no último dia 13, em apenas uma semana, 25 casos de morte pela doença foram registrados.

Em Minas, as mortes somam um total de 133 casos. Mariana é a cidade com maior ocorrência da doença, somando 32 registros, e, em sete, dos 32, as vítimas foram a óbito.

A febre amarela é transmitida através da picada de um mosquito infectado por um vírus. O habitat do mosquito, geralmente, são áreas silvestres; locais onde existe muito mato e afins. O mosquito é infectado a partir do momento em que picam um primata (macaco) infectado pelo vírus. A partir daí, passa a transmitir a doença.

Vale lembrar que o macaco, em si, não transmite a doença. Diversos casos de matança do animal foram registradas no Brasil no ano passado por visível desconhecimento da doença e suas formas de transmissão. Os macacos, assim como os humanos, são vítimas da doença, e não transmissores.

A febre amarela é uma doença grave que, como lido anteriormente, pode levar à morte. Alguns dos sintomas apresentados pela doença são: calafrio, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náusea, vômitos e febre alta.

A forma mais eficaz de se evitar a disseminação da doença é evitar a proliferação do mosquito transmissor. Deve-se, portanto, evitar o acúmulo de água parada nas residências para que os ovos não sejam postos  e, assim, que não nasçam novos mosquitos. Precauções pessoais também podem ser tomadas. Um dos casos, é a vacinação, que torna seu corpo imune à doença.

 

Fonte:

Deixe seu comentário