Portal da Cidade Mariana

Coronavírus

Mariana tem trezentos e cinquenta e oito casos de COVID-19 confirmados em um mês

Resumo das últimas atualizações sobre o COVID-19 em Mariana. Acompanhe a progressão da doença na região ao longo da última semana

Publicado em 08/06/2020 às 21:45
Atualizado em

(Foto: Portal da Cidade de Mariana via Rede Social)

A situação da saúde no município vem se agravando. O aumento no número de pacientes contaminados foi de quase 20 vezes em 30 dias, o que expõe uma situação crítica. Na data de sexta-feira (08/05) o município contava com um total de vinte casos confirmados e apenas dois óbitos confirmados, já nesta segunda-feira (08) a contagem é de trezentos e setenta e oito casos confirmados e oito óbitos; os casos notificados subiram de oitenta e cinco para quinhentos e um (nestes, são contabilizados aqueles que estão em investigação como suspeitos, os casos descartados, os óbitos descartados, os casos confirmados e os óbitos confirmados).

Isso vem provocando controvérsias e trazendo uma divergência de opiniões entre a população. No entanto, os governantes pontuam que vêm tomando medidas para que a situação possa ser adequadamente monitorada - como fazendo a aquisição de mais testes, a testagem dos comerciantes locais e a divulgação correta do número de casos - e para que seja estabelecido um bom diálogo com a população.

Acompanhe as atualizações sobre a progressão da doença no município ao longo da semana que passou:

  • Segunda-feira (01):

Até essa data, trezentos e sessenta casos de infecção humana pelo COVID-19 foram notificados. Sendo, entre eles, duzentos e cinquenta e cinco casos confirmados e sete óbitos confirmados. Dos casos confirmados, três pacientes estavam internados e oitenta e três recuperados.

  • Terça-feira (02)

Na terça, o número de casos subiu em cinquenta e um pacientes e mais um óbito foi confirmado. Assim, o município passou a contar com trezentos e seis casos e oito óbitos confirmados.

  • Quarta-feira (03)

De terça para quarta-feira foram notificados vinte e nove casos e o município passou a contar com mais vinte e dois casos positivos. Logo, a contagem passou para trezentos e vinte e oito casos e oito óbitos confirmados.

  • Quinta-feira (04)

Na quinta os números de pacientes confirmados mantiveram-se constantes e a a Secretaria de Saúde informou que quatrocentos e cinquenta casos de infecção humana pelo COVID-19 foram notificados. Destes casos, nove estavam em investigação como suspeitos, noventa e três descartados, sete óbitos descartados, trezentos e vinte e oito casos e oito óbitos confirmados.

  • Sexta-feira (05)

Na sexta, foram confirmados mais quinze casos positivos por intermédio dos testes rápidos realizados pelo município. O município de Mariana passou a contar com trezentos e cinquenta e um casos confirmados - entre eles cento e onze recuperados, três internados e oito óbitos.

  • Sábado (06)

No sábado, quinze novos casos foram confirmados e seis casos foram descartados após liberação de exames pela FUNED. Totalizou-se, então, trezentos e sessenta e seis casos confirmados, sendo cento e trinta recuperados, três internados e oito óbitos.

  • Domingo (07)

No domingo, nove casos foram confirmados após realização de teste rápido. Até o fim da tarde, o município de Mariana contava com trezentos e sessenta e seis casos confirmados, e cento e oito casos descartados, além de três casos sob investigação, em isolamento domiciliar, aguardando liberação de exame pela FUNED.

  • Segunda-feira (08)

Nesta segunda, mais onze casos foram confirmados após realização de teste rápido e dois casos foram descartados após liberação de exames pela FUNED.

Assim, o município de Mariana conta com trezentos e oitenta e seis casos confirmados - sendo cento e sessenta e três recuperados, três internados e oito óbitos. Até o presente momento, são cento e dez casos descartados. Dois casos sob investigação - um internado e um em isolamento domiciliar - ambos aguardando liberação de exame pela FUNED.

EM MONITORAMENTO

No momento, há 978 pacientes em monitoramento pelo comitê. Esses estão em isolamento e serão acompanhados durante 14 dias pois não se enquadram nos critérios para coleta de exame. Até o momento, 1.630 pessoas receberam alta do monitoramento.


A situação da doença se mostra crítica não somente em Mariana, como em todo o país. Estudos apontam que não seguir o distanciamento social pode prolongar intensamente a pandemia e reafirmam a importância da medida no controle da disseminação do novo coronavírus. Posto isto, O Portal da Cidade de Mariana incentiva aqueles que puderem que se mantenham em isolamento social e façam a manutenção dos cuidados com a saúde no momento atual.

Para saber mais informações sobre o coronavírus e a situação de saúde no município, acesse o site da Prefeitura de Mariana. Você pode se informar, também, pelo Whatsapp Responde - Secretaria de Saúde pelo número: +55 31 9712-4008


Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Mariana no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲

Participe: CLIQUE AQUI 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

©️ 2020 | Todos os direitos deste material são reservados ao Portal da Cidade Mariana LTDA., conforme a Lei nº 9.610/98. A sua publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia é proibida.


[Esta matéria contou com as informações das Notas Técnicas divulgadas pela secretaria de Saúde no site da prefeitura municipal para a sua construção]

Fonte:

Deixe seu comentário