Portal da Cidade Mariana

Coronavírus

Microrregião de Mariana está na Onda Vermelha do Minas Consciente

Apesar de a macrorregião em que Mariana está inserida estar na Onda Amarela, o município se encontra na Onda Vermelha.

Publicado em 14/09/2020 às 02:45
Atualizado em

(Foto: Pixabay)

O município de Mariana aderiu ao Plano Minas Consciente na data de 27 de julho, desde então vem seguindo as orientações e protocolos do governo estadual para a retomada de suas atividades econômicas.

Após muitas polêmicas, manifestações e debates entre os comerciantes e os órgãos oficiais, a abertura gradual dos setores comerciais não essenciais da cidade foi autorizada, isso em função de que a macrorregião da qual Mariana faz parte - Centro - está seguindo os protocolos de segurança referentes à onda Amarela.  

Minas Gerais tem um total de 853 municípios, destes 629 aderiram ao programa e 224 não aderiram, e o governo vem monitorando o número de casos ao longo de todo o território do estado.  

Diversos indicadores são analisados na classificação das Ondas do Plano, entre eles:  

  • Taxa de Incidência Covid-19; 
  • taxa de Ocupação de leitos UTI Adulto;
  • taxa de Ocupação por Covid-19;
  • leitos por 100 mil habitantes;
  • positividade atual RT-PCR;
  • porcentagem de aumento da incidência;
  • porcentagem de aumento da positividade dos exames PCR.

As análises acontecem periodicamente, de modo a verificar a possibilidade de avanço de uma fase para a outra. A verificação de avanço da onda Onda Vermelha – Fase 1 (atividades essenciais) para a Onda Amarela – Fase 2 (atividades não essenciais) é semanal. Já a da Onda Amarela – Fase 2 (serviços não essenciais) para a Onda Verde (serviços não essenciais com alto risco de contágio) é feita a cada 28 dias. 

É importante pontuar que, mesmo na onda verde e na onda amarela, os cuidados contra o novo coronavírus precisam ser monitorados e constantes.

As taxas de transmissão e o número de casos podem subir, assim a regressão de quaisquer regiões nas ondas pode acontecer a qualquer momento, se os dados analisados pela Secretaria de Estado de Saúde comprovarem risco à saúde da população.

O Portal da Cidade de Mariana incentiva aqueles que puderem que se mantenham em isolamento social e façam a manutenção dos cuidados com a saúde no momento atual.  


Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Mariana no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲

Participe: CLIQUE AQUI 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

©️ 2020 | Todos os direitos deste material são reservados ao Portal da Cidade Mariana LTDA., conforme a Lei nº 9.610/98. A sua publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia é proibida.

Fonte:

Deixe seu comentário