Portal da Cidade Mariana

Medidas Restritivas

Ouro Preto decreta "toque de recolher" a partir desta segunda (8)

As determinações do decreto buscam conter o avanço do Coronavírus na cidade e evitar um colapso no sistema de saúde

Publicado em 06/03/2021 às 05:22
Atualizado em

Ouro Preto (Foto: Portal da Cidade)

O prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, no exercício de seu cargo e no uso de suas atribuições legais, decretou nesta sexta-feira (5), "toque de recolher" na cidade. A medida, que busca conter a propagação da Covid-19, passa a valer nesta segunda-feira (8) e tem prazo de vigência de 15 dias.

O decreto, número 5.971 de 5 de março de 2021, dispõe sobre medidas de prevenção ao contágio e de enfrentamento e contingenciamento da pandemia da Covid-19, causada pelo agente Coronavírus. O anúncio foi feito por meio de uma transmissão ao vivo no facebook e contou com a presença da imprensa, de especialistas e representantes de órgãos municipais.

Segundo decreto, fica instituído no município o toque de recolher das 20h as 5h, de segunda a sexta. Já aos finais de semana, que compreende sábado e domingo, o horário será ampliado para 17h às 5h. Durante a vigência do toque de recolher, funcionarão apenas os estabelecimentos considerados essenciais, sendo estes restritos a 50% da sua capacidade de circulação.

Ainda, como medida de prevenção, durante a vigência do decreto, fica determinada a suspensão de todos os alvarás de funcionamento de casas de shows e eventos, bem como o fechamento de todas as atrações turísticas e culturais do município; ficam suspensas todas atividades educacionais, em modalidade presencial, exceto as relacionadas aos estágios em saúde; fica proibida a organização e realização de eventos de qualquer natureza, inclusive em repúblicas estudantis e em casas de festas; e definidas outras restrições que podem ser conferidas aqui.

A secretária de saúde de Ouro Preto, Glauciene do Nascimento, que esteve ao lado do prefeito durante a transmissão, lamentou o triste cenário em que a cidade se encontra reforçando a importância das medidas. "Temos visto um agravamento eminente da pandemia e esse agravamento está vindo em nossa direção. Alguns estudiosos estão chamando esse momento de "megapandemia". Durante todo o advento da Covid-19 no Brasil, eu tenho convicção para dizer que esse é o momento mais grave", completa.

Glauciene comentou sobre a grave situação das cidades vizinhas, apresentou dados da pandemia no país e frisou o esforço dos profissionais da saúde, que trabalham de forma árdua, muitas vezes sem recurso, para salvar vidas.

Durante a transmissão, o professor Wendel Correia, epidemiologista da Universidade Federal de Ouro Preto, fez uma apresentação do quadro da Covid-19 no Brasil, até o momento. De acordo com Wendel "houve um pico de casos em Ouro Preto logo após as festas de fim de ano, mostrando como está descontrolada a situação epidemiológica da doença no país".

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), o Hospital Santa Casa de Ouro Preto, que atende pacientes da cidade, de Mariana e Itabirito, conta com 100% dos leitos de terapia intensiva e de enfermaria ocupados, o que é alarmante.

O prefeito finalizou a transmissão pedindo a contribuição de todos, em defesa da vida.

Angelo Oswaldo, Prefeito de Ouro Preto

Conscientização

As medidas não são tão rigorosas quanto as da onda roxa. Algumas cidades estão adotando um receituário muito mais duro que o nosso. Acho que com essas determinações, que assumimos aqui, temos condições de frear o contágio

Angelo Oswaldo, Prefeito de Ouro Preto

 

Após o prazo de vigência do decreto (15 dias) as condições sanitárias serão avaliadas para uma possível prorrogação. Infrações estão sujeitas à penalidades e podem ser informadas à Polícia Militar, à Polícia Civil e ao Ministério Público de Minas Gerais.


Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Mariana no seu WhatsApp ou Telegram. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲

Participe: WHATSAPP👈 TELEGRAM 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

Fonte:

Deixe seu comentário