Portal da Cidade Mariana

Convênio

Parceria entre Ouro Preto e Mariana no Hospital dos Olhos

Iniciativa vai oferecer tratamento gratuito de retinopatia diabética aos marianenses. A Prefeitura tem planos de expandir o atendimento para toda região

Publicado em 02/01/2023 às 19:14

Hospital dos Olhos de Ouro Preto fecha convênio com Mariana (Foto: Redes sociais/divulgação)

Na manhã desta quarta-feira (28), as prefeituras de Ouro Preto e Mariana assinaram convênio de ampliação dos atendimentos aos marianenses para o tratamento de retinopatia diabética no Hospital dos Olhos. O hospital, que já atende munícipes de Itabirito, passará a abranger moradores de Mariana através do convênio com prazo inicial de dois anos de duração.

O Hospital dos Olhos de Ouro Preto é referência no diagnóstico e tratamento de doenças oculares como glaucoma, catarata e retinopatia, fruto de uma parceria firmada entre a Lions Club International Foundation e a prefeitura do município, que ampliou e modernizou os cuidados com a saúde oftalmológica dos ouro-pretanos.

De acordo com o vice-governador do distrito LC4 do Lions Clube Internacional, Paulo Xavier, “a instalação do Hospital dos Olhos de Ouro Preto permitiu à população ter acesso a esse serviço, em uma fila que era muito grande”. Antes da instalação do centro especializado em oftalmologia no município, em 2020, ouro-pretanos e demais moradores da região precisavam se deslocar a cidades como Belo Horizonte e Betim para realizar exames e tratamentos. A parceria firmada “vai possibilitar a população também de Mariana a ter acesso a esse serviço”, como ressalta Xavier.

A Fundação vem atuando no município há anos, com a implantação de projetos como o mutirão de diagnóstico da retinopatia, o Projeto Sorriso da Cigana e a construção do consultório de implantação de atendimento oftalmológico.

A entidade, que existe há mais de 100 anos, foi responsável pela instalação do Hospital dos Olhos em Ouro Preto, através da ação encabeçada pelo ex-governador do distrito Doutor Luciano Guimarães, em conjunto com voluntários do clube em Itabirito, Cachoeira do Campo e Mariana. O projeto foi encaminhado para a avaliação da Lions Club International Foundation e teve os recursos aprovados para a implantação do hospital.

Para o prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo (PV), as parcerias firmadas entre os municípios vizinhos são de grande valia aos moradores. Oswaldo citou como exemplo o acesso dos ouropretanos a serviços de hemodiálise, através do SUS, em Mariana e os exames de mamografia ofertados por Itabirito.

Com o convênio, Mariana será responsável pela triagem de seus munícipes, pacientes diabéticos, e deverá informar à Secretaria Municipal de Ouro Preto as demandas de tratamento de fotocoagulação a laser para o tratamento de retinopatia diabética. Segundo a Prefeitura de Ouro Preto, há intenção do município de estender a área de atuação do hospital para toda Região dos Inconfidentes.

Deixe seu comentário