Portal da Cidade Mariana

DICAS

Saúde da mulher vai muito além dos cuidados ginecológicos

Pílulas do Empreendedorismo por Marianas Mulheres que Inspiram. Dicas de como se cuidar e prosperar em seu negócio.

Publicado em 18/10/2019 às 00:13
Atualizado em

Compartilho com vocês esse post ótimo da colega @drajaninedias, médica nutróloga super competente e comprometida com a medicina integrativa! 

 

. "Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os problemas de saúde que mais afetam as mulheres atualmente são as doenças cardíacas, seguidas pelas infecções respiratórias, como pneumonia e bronquite; e pela doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). O câncer de mama aparece em 10º lugar na lista das doenças da mulher, atrás de problemas como diabetes, hipertensão e complicações por parto prematuro. 

Ciente desses dados as mulheres devem passar por acompanhamento da saúde e check-up. É importante o atendimento multiprofissional para todas as etapas da vida, o problema é que boa parcela das mulheres tendem a ter o ginecologista como o seu clínico geral e etc. 

Para as mulheres adultas o ideal é que o serviço de acompanhamento de saúde seja conduzido por um clínico geral. No entanto, a abordagem das mulheres precisa ter um olhar integral. Elas precisam ser avaliadas por profissionais com enfoque nas principais características e necessidades delas, de acordo com faixa etária, como: 

✔Ginecologia (que aborda questões como prevenção de câncer ginecológico, menopausa e infertilidade e endometriose) 

✔Nutrição 

✔Dermatologia 

✔Fisiatria (motiva o abandono ao sedentarismo de forma segura, respeitando as características musculoesqueléticas, e aborda riscos de osteoporose) 

✔Odontologia (avalia presença de periodontite, bruxismo – este interferindo na qualidade do sono) 

✔Oftalmologia 

✔Psicologia (aborda como lidar com as várias jornadas do cotidiano: mãe, mulher, profissional) 

✔Aconselhamento genético (uma arma para aquelas com alto risco familiar para desenvolvimento para determinados tipos de câncer). 

Todo esse acompanhamento reforça MUITO a busca pela saúde. 


Fonte:

Deixe seu comentário