Portal da Cidade Mariana

AÇÃO

Prefeitura de Mariana realiza mutirão com foco na saúde da mulher

Com o mutirão, houve uma facilitação de acesso para os atendimentos

Publicado em 10/11/2019 às 23:55

(Foto: FOTO: LUCAS MANTOVANI l PREFEITURA DE MARIANA)

Seguindo os investimentos para que todos possam ser atendidos, a Secretaria de Saúde promoveu nesse sábado, 9, um mutirão para que mulheres marcassem mamografias e também para realizar a coleta para exames ginecológicos preventivos. 

Inúmeras mulheres se dirigiram até a Previne e conseguiram marcar o exame, uma importante ferramenta para um diagnóstico seguro, aumentando as chances de cura, que segundo a Fiocruz chegam a 95% de sucesso. Além de permitir uma abordagem cirúrgica menos agressiva em caso de diagnóstico de câncer de mama, a doença que mais afeta mulheres no brasil. 

Uma dessas mulheres era Elaine Aparecida Cota, que marcou sua mamografia. “Fazer o exame é muito importante. Eu não consegui marcar antes porque faltou um documento, mas hoje deu tudo certo. Temos que fazer esses exames, porque quando é no começo é sempre mais fácil de tratar. Fui muito bem atendida aqui”, afirmou a moradora. 

Com o mutirão, houve uma facilitação de acesso para os atendimentos. “Muitas mulheres trabalham durante a semana, então estamos realizando esse trabalho a mais para que todas consigam realizar o diagnóstico”, disse o enfermeiro Vitor Trevenzoli. 


Fonte:

Deixe seu comentário