Portal da Cidade Mariana

Bem estar

Prefeitura promove ação de bem estar em parceria com a Associação HamTai

Em comemoração ao Dia Mundial do Bem Estar, Prefeitura vai transmitir aula ao vivo de Tai Chi Chuan.

Publicado em 12/06/2020 às 01:00
Atualizado em

(Foto: Pixabay)

No segundo sábado de junho o mundo inteiro celebra o dia do Bem Estar, e aqui em Mariana não será diferente. A Secretaria de Esporte, em parceria com a Associação HamTai - Humanos amantes do Tai Chi Chuan - e Congêneres, vai promover uma aula de Tai Chi Chuan transmitida ao vivo pelo Facebook da Prefeitura. A ação vai acontecer no dia 13 de junho, às 10h e será ministrada pelo mestre Ricardo Teixeira.


Nesse momento de pandemia e isolamento social é um desafio manter mente e corpo saudáveis e segundo Diana Antonia, professora de Tai Chi Chuan na associação, é justamente isso que a técnica traz. Ela é uma arte marcial milenar criada na China que se propõe alcançar o equilíbrio envolvendo todas as partes do corpo: músculos, pulmões, cérebro, coração, respiração e movimentos físicos.

Essa técnica é utilizada de forma terapêutica e até mesmo como tratamento para diversas doenças. Diana explicou que praticar Tai Chi Chuan proporciona muitos benefícios, como por exemplo, o combate ao estresse. “Os movimentos da técnica são leves e fazem a circulação do corpo ficar equilibrada, aquecendo de forma lenta junto com a respiração. Isso faz com que a pessoa que está praticando fique mais calma, além de proporcionar a sensação de bem estar”. Diana também explicou que o Tai Chi fortalece o pulmão e as vias respiratórias, sendo uma boa opção de prática esportiva para reforçar o sistema imunológico contra o COVID-19.

A aula online é liberada para todas as idades e segundo o mestre Ricardo Teixeira o objetivo é passar um pouco de estabilidade emocional para as pessoas durante esse momento de pandemia. Ele explicou que a live vai começar com um alongamento corporal. “Vamos alongar desde o pé até a cabeça, trabalhando musculaturas, articulações e tendões, sempre com a respiração junto com o movimento”.

A segunda parte se inicia com um exercício chamado de ChiKung. “Chi é a nossa energia e Kung é trabalho, com eles nós trabalhamos a energia através de movimento e respiração, em uma troca de vibração entre nós, o céu e a terra”, concluiu Ricardo.

Para o assessor técnico de Desportos, Wagner Flávio, a ação mostra que o município está ativo no combate ao coronavírus. “Sabemos que esse é um momento muito delicado, e é nosso dever promover atividades que levem bem estar aos nossos cidadãos e nada melhor que fazer isso por meio do esporte. Além disso, essa aula mostra que todos estamos unidos contra o coronavírus”, disse.

ASSOCIAÇÃO HAMTAI

A associação está inserida em Mariana há mais de 15 anos e promove diversas atividades relacionadas as técnicas marciais na cidade. Além das aulas particulares, a HamTai também comanda projetos gratuitos, nos quais levam a técnica e os princípios do Tai Chi Chuan para as crianças da rede pública, para o CRIA - Centro de Referência à Criança  e ao Adolescente - e para idosos no RECRIAVIDA.

Eles também contam com voluntários no CAPS - Centro de Atenção Psicossocial de Mariana - MG e todos os domingos antes do isolamento social eram ministradas aulas gratuitas na Praça Gomes Freire. Durante a quarentena as aulas particulares e gratuitas estão acontecendo online. Para mais informações ligue para (31) 98656 - 7928.


Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Mariana no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲

Participe: CLIQUE AQUI 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

Fonte:

Deixe seu comentário