Portal da Cidade Mariana

Reflexos da pandemia

Saiba como lidar com transtornos de humor em crianças durante a pandemia

Entenda o que precisa fazer caso seu filho apresente sinais e sintomas dos transtornos de humor.

Publicado em 21/08/2020 às 03:00
Atualizado em

(Foto: Pixabay)

A pandemia do novo coronavírus vem afetando a todos, não há como dizer que estamos bem. Contudo, as crianças e adolescentes vêm apresentando cada vez mais sinais e sintomas de transtornos de humor nestes tempos.

A Sociedade Brasileira de Pediatria realizou uma pesquisa em parceria com a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), que foi divulgada nesta quarta-feira (19). Ela dimensiona a influência da pandemia do coronavírus em crianças: 88% dos pediatras ouvidos relataram que a maioria dos seus pacientes apresentaram alterações comportamentais nas consultas, sendo que 75% observaram oscilações de humor.

Saiba o que fazer caso o seu filho apresente sinais e sintomas dos transtornos de humor (para saber mais sobre, clique aqui):

  • Caso venha a observar mudanças determinantes no comportamento de sua criança ou adolescente nesse momento, busque dialogar e tentar entender o que ele está sentindo.
  • Converse sobre a situação atual, explique que todas as pessoas estão passando por um momento muito difícil e pergunte como você pode ajudar.
  • Acolha as dores e as necessidades da criança, jamais inferiorize seus sentimentos.
  • Procure estar atento ao comportamento como um todo, desde a alimentação até o sono e brincadeiras.
  • Reduza o tempo no celular e o uso de dispositivos eletroeletrônicos.
  • Averigue se as mudanças estão sendo frequentes ou corriqueiras, isso pode apontar se a situação é preocupante ou não.
  • Caso seu filho esteja manifestando sinais e sintomas de transtornos de humor por mais de duas semanas, procure atendimento especializado.
  • Se a situação for mais agravada, ele pode precisar de tratamento direto ou medicação para melhorar.

Para proteger e garantir a segurança de nossa família nestes tempos, é importante que todos estejamos atentos e sensíveis com cada um dos nossos.

O Portal da Cidade de Mariana incentiva aqueles que puderem que se mantenham em isolamento social e façam a manutenção dos cuidados com a saúde no momento atual.


Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Mariana no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲

Participe: CLIQUE AQUI 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

©️ 2020 | Todos os direitos deste material são reservados ao Portal da Cidade Mariana LTDA., conforme a Lei nº 9.610/98. A sua publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia é proibida.

Fonte:

Deixe seu comentário