Portal da Cidade Mariana

AÇÃO

Servidores da Saúde de Mariana recebem treinamento sobre paradas cardíacas

Foi ensinado como fazer a reanimação cardiopulmonar (RCP) e a cardiorrespiratória (RCR), entre outras técnicas

Publicado em 27/11/2019 às 08:15

(Foto: DANIEL ALMEIDA | PREFEITURA DE MARIANA)

Paradas cardiorrespiratórias são imprevistas, elas podem acontecer com qualquer um a qualquer momento. Com o objetivo de preparar o maior número possível de profissionais da saúde para lidar com essa situação, a Prefeitura de Mariana, por meio da secretaria de saúde, proporcionou aos servidores do setor o curso de Primeiro Atendimento de Vítimas de Parada Cardiorrespiratória. O conteúdo desenvolvido pela American Heart Association foi ensinado aos funcionários da prefeitura pelo coordenador da Cursos de Urgência e Emergência (Curem), Thiago Santiago, e pela médica graduanda Isabella Tolentino, ambos licenciados pela Curem, na terça-feira, 26, no Centro de Convenções.

Durante a palestra, Isabella ensinou aos profissionais da saúde como manusear o desfibrilador automático externo (DEA), a fazer a reanimação cardiopulmonar (RCP) e a cardiorrespiratória (RCR) em bebês, crianças, adultos e idosos. De acordo com a médica graduanda, o curso, além de ensinar as técnicas adequadas para os casos de paradas cardiorrespiratória, também auxilia os profissionais a lidar de modo mais calmo com a situação. "É importante saber como agir nesses momentos, a calma e a técnica podem garantir a sobrevivência da vítima", explica Isabela.

O coordenador do setor de ortopedia da Policlínica Municipal de Mariana, Airton Ferreira, ressaltou a importância do curso para os profissionais da saúde. "No hospital, é preciso estar preparado para tudo, sempre. O mais legal dessa oportunidade é o fato dela ser dada aos mais diversos funcionários da área da saúde. Todos podem ajudar a salvar vidas", comenta Airton com o sinal de aprovação da farmacêutica Marcela Nunes que parabenizou a prefeitura pela iniciativa.

É MAIS COMUM DO QUE VOCÊ IMAGINA - De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 17,5 milhões de pessoas morrem em consequência de paradas cardiorrespiratórias no mundo. Já no Brasil, 320 mil morreram, segundo a Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (Sobrac).


Fonte:

Deixe seu comentário