Portal da Cidade Mariana

Celebração

SUS completa trinta anos de atuação em todo o país e, inclusive, em Mariana

Sistema público brasileiro de saúde, referência mundial, completa 30 anos este ano e demonstra sua potência em meio à pandemia de coronavírus.

Postado em 21/09/2020 às 16:45 |

Policlínica de Mariana I Ponto de referência de atendimento em saúde pelo SUS no município (Foto: Portal da Cidade de Mariana)

O Sistema Único de Saúde é um dos maiores sistemas de saúde pública do mundo, sendo um modelo de trabalho em políticas de saúde, que são tidas como visionárias por outros países.

Ele garante acesso integral, universal e gratuito para atendimentos em saúde à população, abrangendo desde uma simples avaliação da pressão arterial, até as cirurgias de transplante de órgãos.

Esse complexo sistema está presente na vida de todos os brasileiros e completou, neste sábado (19), 30 anos da Lei 8080/1990 que o criou e levou a uma trajetória de muito esforço e desafios enfrentados, diariamente, para proporcionar e garantir o direito universal à saúde como dever do Estado. 

O SUS é uma referência, mesmo para aqueles que têm planos de saúde privado. Veja os serviços que o SUS oferece e te afetam e você, possivelmente, não sabia:

  • Vigilância Sanitária (ANVISA)  
  • Vigilância Epidemiológica
  • Centro de Controle de Zoonoses
  • Vacinação e patentes
  • Banco de Leite Humano

O SUS não é apenas assistência médico-hospitalar, ele também atua nas cidades, no interior, nas fronteiras, portos e aeroportos, desenvolvendo outras ações importantes.

Realiza vigilância permanente nas condições sanitárias, no saneamento, nos ambientes, na segurança do trabalho, na higiene dos estabelecimentos e serviços.

Regula o registro de medicamentos, insumos e equipamentos, controla a qualidade dos alimentos e sua manipulação, normaliza serviços e define padrões para garantir maior proteção à saúde. 

Para além, o Sistema está se mostrando essencial para lidar com a pandemia do novo coronavírus. Em Mariana, testemunhamos ações da secretaria de Saúde que estão diretamente associadas ao SUS e que, apesar da dimensão do desafio, vêm ajudando a salvar vidas.

Defender o SUS e zelar pelo sistema público de saúde é interesse de todos os brasileiros, pois ele está inserido em diversos aspectos do nosso cotidiano. O SUS é garantia de saúde, atendimento e qualidade de vida.  


Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Mariana no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲

Participe: CLIQUE AQUI 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

[Esta matéria contou com as informações extraídas do site http://www.saude.gov.br para a sua construção]

Fonte:

Receba as notícias de Mariana no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário