Portal da Cidade Mariana

Coronavírus

UFOP se inscreve para realizar exames de Covid-19

A Universidade Federal de Ouro Preto está buscando efetivar o cadastro para a realização das análises laboratoriais

Publicado em 31/03/2020 às 01:27

NUPEB - UFOP (Foto: UFOP)

O Laboratório de Imunopatologia, do Núcleo de Pesquisas em Ciências Biológicas da UFOP (Nupeb), está se credenciando para a realização dos exames de detecção da Covid-19. Para que isso aconteça, a Universidade tem realizado adequações para se integrar à Redelab Covid-19, organizada pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), que reúne laboratórios das redes pública e privada.

É necessário que exista um padrão de segurança biológica nível NB2 para que o laboratório seja credenciado. Um dos laboratórios da UFOP que possui essa condição está manifestando-se em favor do credenciamento à Funed.

Mesmo possuindo as características necessárias, o Laboratório de Imunopatologia necessita também ser destinado ao atendimento clínico, uma vez que, hoje, tem seu uso direcionado à pesquisa. Com o atendimento de todos os pré-requisitos apresentados pela Funed, foi submetido a uma vistoria da Vigilância Sanitária de Ouro Preto para a confirmação das condições e liberação do alvará.

Assim que a UFOP tiver a posse do alvará sanitário provisório, a documentação será encaminhada à Funed, que decidirá sobre a viabilidade do credenciamento. Quando for autorizado, a Fundação disponibilizará os insumos necessários para a realização dos testes.

REALIZAÇÃO DO EXAMES

Uma vez integrado a Redelab Covid-19, o laboratório realizará a análise do material coletado pela rede de saúde de Ouro Preto e região dos Inconfidentes. Além disso, “os pesquisadores envolvidos nessa iniciativa acreditam que seja possível absorver outras demandas”, afirma a professora Cláudia Martins Carneiro, responsável técnica pelo laboratório. É importante pontuar que o laboratório não realizará coletas, que continuam a cargo do sistema de saúde.

AÇÕES FUTURAS

 Um outro espaço está sendo montado para ampliar a capacidade de processamento e análise de amostras, no mesmo prédio do Nupeb.


Fonte:

Deixe seu comentário