Portal da Cidade Mariana

EVENTO

V Seminário de Saúde Mental celebra o viver como ato de resistência

O V Seminário de Saúde Mental faz parte da programação microrregional da Rede de Saúde Mental de Mariana, Ouro Preto e Itabirito

Publicado em 21/05/2019 às 07:29

(Foto: FOTO: DANIEL ALMEIDA l PREFEITURA DE MARIANA)

"Direito às diversas gentes: de mãos dadas contracorrente" foi o tema da quinta edição do Seminário realizado no Sesi Mariana Centro de Cultura, nessa última quinta-feira (16). O evento teve como objetivo dar visibilidade à luta antimanicomial, ao combate à mercantilização da Saúde Mental e à violação dos Direitos Humanos nos tratamentos psiquiátricos.

Organizado pela Prefeitura e pelo Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Mariana, o Seminário contou com conferências, apresentações culturais e mesas de discussões. Compuseram a mesa "Vivências e Resistência" a psicóloga Mariana Tavares, a psicanalista e professora da PUC/MG Juliana Mota e a médica do Caps de Mariana Janaíssa Ribeiro.

Durante o Seminário houve um momento de meditação com o grupo “Calmamente”, coordenado por Janaíssa. Os poucos minutos da prática geraram alívio e satisfação naqueles que participaram.

O evento foi encerrado com a apresentação do grupo teatral e musical do Caps, “Suco de Papel Artificial”. Na produção foi abordado o preconceito enfrentado pelos portadores de transtornos mentais e a importância do afeto para o tratamento e o bem-estar dos diagnosticados. O Grupo é composto por: Mauricio Motta, Luciana Raimundo Pedra, Maria Aparecida Bonifacio e Karen Santos.

O V Seminário de Saúde Mental faz parte da programação microrregional da Rede de Saúde Mental de Mariana, Ouro Preto e Itabirito. O evento foi encerrado com o Desfile da Luta Antimanicomial que contou com mais de 300 pessoas, em frente à Prefeitura, na sexta (17).

O Caps presta atendimento e tratamento na área da saúde mental através de consultas, acompanhamento psicológico e psiquiátrico, oficinas e ações terapêuticas. Aberto e comunitário são constituídos por uma equipe multiprofissional, psiquiatras, psicólogos e assistentes sociais. O Caps de Mariana atende de segunda à sexta, das 8h às 17h, na Rua 16 de Julho, Centro. Mais informações, ligue: (31) 3558-2985.

Fonte:

Deixe seu comentário