Portal da Cidade Mariana

Ação

Igreja de Bento Rodrigues é tombada pelo IEPHA de Minas Gerais

Igreja que se manteve de pé no desastre de Bento Rodrigues é tombada para melhor preservação.

Publicado em 21/09/2018 às 07:52

(Foto: Lucas Mantovani I Prefeitura de Mariana)

Mariana comemora mais um grande avanço na preservação de sua história. Isso porque o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA) aprovou na terça-feira, 18 de setembro, por unanimidade, o tombamento da Igreja de Nossa Senhora das Mercês, de Bento Rodrigues.

Com a aprovação do dossiê de tombamento pelo Conselho Estadual do Patrimônio Cultural (CONEP), presidido pelo secretário de Estado da Cultura, Ângelo Oswaldo, o templo passa a contar com a proteção da instituição estadual e será alvo de outras salvaguardas por parte do governo de Minas. Segundo Duarte Junior, prefeito de Mariana, a Igreja já era tombada pelo município desde 2016 e considera o reconhecimento do Estado como muito importante.

A Igreja de Nossa Senhora das Mercês é do século XVIII e resistiu ao rompimento da Barragem do Fundão, em 2015, por estar localizada em um plano mais alto do distrito. A edificação é um belo exemplar da arquitetura colonial, rica em detalhes, tanto na sua fachada autêntica e preservada, quanto também no seu interior ornado com detalhes em madeira entalhada e policromada. O seu piso em pedra lavrada, cantaria, se destaca pela originalidade.

Fonte:

Deixe seu comentário