Portal da Cidade Mariana

Reportagem especial

5 anos após o desastre, o que foi feito por Mariana?

O rompimento da Barragem de Fundão completa 5 anos nesta quinta-feira (05), veja o andamento das ações de reparação e compensação para Mariana até agora.

Publicado em 05/11/2020 às 07:00
Atualizado em

Obras de reassentamento de Bento Rodrigues (Foto: Fundação Renova I Divulgação)

Produtor Rural (Foto: Fundação Renova I Divulgação)

Obras de bioengenharia (Foto: Fundação Renova I Divulgação)

Obras de reassentamento de Bento Rodrigues (Foto: Fundação Renova I Divulgação)

Obras de reassentamento de Bento Rodrigues (Foto: Fundação Renova I Divulgação)

Nascente em processo de revitalização (Foto: Fundação Renova I Divulgação)

Projeto piloto das estações de tratamento natural (ETN) (Foto: Fundação Renova I Divulgação)

do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Foto: Fundação Renova I Divulgação)

Nesta quinta-feira (05), Mariana vê um dos episódios mais tristes de sua trajetória - e a maior tragédia ambiental da história do Brasil- completar meia década. O acontecido mudou para sempre a vida de muitas pessoas. A data pede reflexão, luto, homenagens e, especialmente, reparação.

Algumas ações já foram realizadas até agora, outras seguem em andamento. Quem conduz os programas é a Fundação Renova, uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão. 

Uma dúvida da população, atualmente, é: como estão os programas de reparação e compensação? O que já foi feito? Em qual fase estão os processos?

O Portal da Cidade buscou respostas com a Renova, para esclarecer os questionamentos acerca dos temas mais comentados:

MATRIZ DE DANOS 

"A Fundação Renova informa que não teve acesso ao teor da matriz de danos elaborada pela assessoria técnica Cáritas. Cabe ressaltar que o acordo celebrado em 2018 nos autos da Ação Civil Pública I de Mariana (ACP I - processo nº 0400.15.004335-6 – 2ª Vara da Comarca de Mariana/MG) garante à Fundação Renova a apresentação de propostas indenizatórias elaboradas com base em metodologia própria de valoração, da qual faz parte a Matriz de Danos da Fundação Renova utilizada no âmbito da fase de negociação extrajudicial. 

A Fundação Renova esclarece que as propostas indenizatórias são elaboradas considerando as informações colhidas em todo o processo de cadastramento, que inclui etapas realizadas pela Cáritas e consolidadas em um dossiê, e uma etapa realizada também pela Fundação Renova, que é a de vistoria, cujo acompanhamento também é disponibilizado à Cáritas. 

Em Mariana, o processo de indenização ocorre de forma diferente do restante do território. Devido ao ajuizamento de uma Ação Civil Pública pelo Ministério Público e a uma decisão dos atingidos, que escolheram fazer o cadastro por meio da Assessoria Técnica Cáritas, o processo de indenizações foi iniciado em outubro de 2018, após um acordo celebrado na ação. Dessa data até 31 de agosto de 2020, 345 pagamentos foram realizados, totalizando R$ 161 milhões

Cabe ressaltar que o acordo celebrado em 2018 nos autos da Ação Civil Pública I de Mariana garante à Fundação Renova a apresentação de propostas indenizatórias elaboradas com base em metodologia própria de valoração, da qual faz parte a Matriz de Danos da Fundação Renova utilizada no âmbito da fase de negociação extrajudicial." 

BENTO RODRIGUES 

"Elaborado com a participação ativa dos futuros moradores, o projeto dos reassentamentos de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo, em Mariana, envolve a construção de cidades inteiras e ganha forma nas primeiras casas sendo concluídas, nas ruas pavimentadas, bens coletivos em etapa final, vias iluminadas e obras de infraestrutura avançadas.

A previsão é que, até o fim de 2020, 95% dessa infraestrutura esteja concluída.

O programa de reassentamento tem como missão restabelecer os modos de vida e a organização das comunidades que perderam suas casas pela passagem do rejeito após o rompimento da barragem de Fundão – os distritos de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo, em Mariana; Gesteira, em Barra Longa; e as comunidades rurais dos respectivos municípios.

Até que as vilas e as propriedades sejam reconstruídas, todos têm o direito à moradia assegurado pela Fundação Renova na região de Mariana e Barra Longa.

Covid-19: mudança de estratégia  

Após desenvolver estudos para identificar a melhor forma de manter o avanço das obras em um cenário de restrições sanitárias, a Fundação concentrou as atividades, neste segundo semestre de 2020, na infraestrutura e nos bens coletivos dos distritos de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo.

A definição de avançar nestas frentes também propicia à Fundação Renova deixar o andamento das obras menos suscetível às condições climáticas, aproveitando o período seco para acelerar as intervenções que não podem ser executadas durante o período chuvoso.

As obras chegaram a ser suspensas em dois momentos, devido à pandemia, mas foram retomadas em 15 de junho, após autorização da Prefeitura de Mariana, de forma gradual e com todas as medidas de segurança.

  • Cerca de R$ 1 bilhão foram desembolsados para os reassentamentos (ago/20)
  • Cerca de 300 famílias nos reassentamentos coletivos
  • Número de colaboradores trabalhando nos reassentamentos antes da pandemia: 3.000
  • Projeção do número de colaboradores em atividade para essa época, antes da pandemia: 4.800 em Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo  
  • 95% das obras de infraestrutura de Bento Rodrigues concluídas até dez/20
  • 1.500 trabalhadores atuam nas obras dos reassentamentos coletivos

A questão do prazo está sendo tratada no âmbito de uma Ação Civil Pública, tendo sido o juízo devidamente informado sobre os impactos da Covid-19 no andamento das obras desses reassentamentos."

MARIANA 

  • Reforma e ampliação do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSij) entregue em maio deste ano. 
  • Readequação do Aterro Sanitário, que permitirá que os resíduos sejam inseridos em locais devidamente impermeabilizados, a fim de impedir o contato do lixo com o terreno natural.
  • Apoio ao município na contratação de serviço técnico especializado para revisão e atualização do Plano Diretor e implantação do Plano de Mobilidade Urbana da cidade a fim de garantir um crescimento ordenado e sustentável.
  • Doação de terreno de 33 hectares destinado ao Plano Habitacional para o município de Mariana.
  • Contratação de fornecedores e mão de obra local.
  • Empresas de Mariana podem contar com o Fundo Desenvolve Rio Doce, cujas linhas oferecem crédito com taxas de juros a partir de 0,45% ao mês.
  • Mariana está entre os 39 municípios que receberão recursos para melhorias em cerca de 900 escolas das redes públicas estaduais e municipais de ensino.

PRAÇA GOMES FREIRE

"Iniciativa da Prefeitura de Mariana e conduzida pela Fundação Renova, a obra de requalificação da praça Gomes Freire começou em março de 2020, mas teve que ser paralisada por conta da pandemia.

As atividades retornaram em junho, seguindo protocolo de saúde e segurança em acordo com a OMS e autoridades médicas e sanitárias. 

Atualmente, 65 colaboradores trabalham na requalificação da praça. Para as atividades, estão sendo consideradas medidas de segurança no enfrentamento ao novo coronavírus.

A praça já possui mais de 89% dos pisos assentados, a restauração do coreto está em andamento com a execução da pintura na cor definida por votação popular, as instalações dos bancos e lixeiras já foram iniciadas, as atividades de adequação da passarela de pedestres da rua Barão de Camargos também já foram iniciadas considerando o novo projeto aprovado junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o bebedouro de cavalos já foi restaurado, juntamente com o busto de Gomes Freire. Também estão em fase avançada a instalação de tubulação elétrica e as obras do lago.

Todos os projetos da área interna da praça foram aprovados pelos órgãos competentes. 

A Fundação Renova ressalta que as intervenções realizadas nas obras de requalificação da praça Gomes Freire são acompanhadas pelo Iphan. O prazo de conclusão das obras está sendo definido de acordo com as readequações feitas no projeto. "

Para além, estão sendo realizadas ações nos diversos municípios atingidos ao longo da bacia do Rio Doce. 

A história de Mariana e de sua população foi marcada por este acontecimento, que ainda reverbera na vida da cidade. O Portal da Cidade presta homenagens a todas as vítimas e suas famílias. 


Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Mariana no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲

Participe: CLIQUE AQUI 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

©️ 2020 | Todos os direitos deste material são reservados ao Portal da Cidade Mariana LTDA., conforme a Lei nº 9.610/98. A sua publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia é proibida.

[Esta matéria contou com as informações divulgadas pela Fundação Renova para a sua construção]

Fonte:

Deixe seu comentário