Portal da Cidade Mariana

Semana Santa

Missa da Unidade abre a programação da Semana Santa 2024

A celebração foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Airton José dos Santos

Publicado em 25/03/2024 às 09:30

Ao longo de sua meditação, o Arcebispo Metropolitano de Mariana destacou que pelo Batismo, todos são responsáveis por anunciar a boa nova do Reino (Foto: Arquidiocese de Mariana)

O clero marianense esteve reunido na manhã deste sábado, 23 de março, para rezar a Missa da Unidade. A celebração foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Airton José dos Santos, na Catedral Basílica Nossa Senhora da Assunção, em Mariana (MG).

Também chamada de Missa do Crisma ou dos Santos Óleos, conforme a liturgia da Igreja Católica, essa celebração é realizada na manhã da Quinta-Feira Santa. Entretanto, devido à extensão do território da Arquidiocese de Mariana, que abrange 79 municípios e 137 paróquias, é realizada no sábado que antecede ao Domingo de Ramos, a fim de proporcionar a participação de todos: presbíteros, diáconos, seminaristas, religiosos e religiosas, fiéis leigos e leigas.

“Isso é salutar porque, assim, todos os nossos irmãos, sacerdotes e diáconos, podem participar dessa missa na unidade entre nós, clero arquidiocesano, juntamente com o nosso pai, Dom Airton José dos Santos. Para mim, representa um momento de muita alegria: olhar para o lado e ver os nossos irmãos de caminhada, de missão, padres e diáconos, e ver que somos um só corpo, uma só família, a grande família da Arquidiocese de Mariana”, disse o colaborador da Paróquia Bom Pastor, em Conselheiro Lafaiete (MG), Diácono Anderson Lúcio da Costa.


Durante a homilia, Dom Airton ressaltou que o centro dessa celebração é Cristo Senhor que, na eucaristia, foi entregue à humanidade como alimento. “O único alimento que sacia a fome de Deus, a fome de justiça, a fome da Palavra de Deus é Ele mesmo, Cristo Nosso Senhor, que se dá a nós como alimento”, ponderou.

Ao longo de sua meditação, o Arcebispo Metropolitano de Mariana destacou que pelo Batismo, todos são responsáveis por anunciar a boa nova do Reino, oferecendo um testemunho convincente e coerente. Ainda, ele recordou que a razão da existência humana está em Deus, Nosso Senhor.

Dirigindo-se aos presbíteros de modo especial, Dom Airton sublinhou que os padres agem na pessoa de Cristo, chamando a atenção para o cuidado com a sua vida e ministério. “Nós, padres, temos uma grande responsabilidade: somos a transparência de Cristo neste mundo e não somos porque merecemos ou porque somos melhores do que os outros, mas porque fizemos essa opção e Deus carregou a nossa vida em sua graça. O que deve aparecer, neste testemunho que devemos dar, é essa graça amorosa de Deus, nosso Pai, que nos quer todos santos para o seu Reino Eterno”, salientou.

Ainda na homilia, falou sobre os dois momentos centrais desta missa: a renovação das promessas sacerdotais e a bênção dos Santos Óleos, que devem ser utilizados para “conduzir o Povo de Deus”. “Somos nós que administramos os sacramentos. Não nos pertence. […] Os sacramentos são para corroborar, para fortalecer o caminho, para dar consistência na fé que a pessoa assumiu”, afirmou.

Encerrada a reflexão, os sacerdotes presentes realizaram a renovação das promessas feitas em suas ordenações presbiterais. Em seguida, Dom Airton benzeu os Óleos dos Enfermos e dos Catecúmenos e consagrou o Óleo do Crisma.


Após o rito, o perfume do Óleo do Crisma, que recebe uma porção de bálsamo durante a consagração, pairou sobre a Catedral de Mariana, preenchendo os corações dos presentes na certeza de que, em Deus e pela graça do Batismo, todos são irmãos e pertencem à Igreja do Cristo Senhor.

Ao final da celebração, Dom Airton cumprimentou os sacerdotes presentes, entregando-os os Santos Óleos que serão utilizados ao longo deste ano nas paróquias e comunidades arquidiocesana na administração dos sacramentos.


Fonte:

Deixe seu comentário