Portal da Cidade Mariana

Coronavírus

Comitê técnico da Covid-19 em Mariana recomenda a suspensão do Natal de Luz

A orientação foi divulgada na tarde desta quinta-feira (10)

Publicado em 10/12/2020 às 07:33
Atualizado em

As barracas para a realização das feiras já haviam sido montadas. (Foto: Portal da Cidade Mariana)

A Prefeitura de Mariana, por meio do Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde da Covid-19, divulgou na tarde desta quinta-feira (10) a recomendação técnica nº 52 que orienta para a suspensão do Natal de Luz.

O evento, este ano, seria realizado pelo Clube dos Diretores Lojistas de Mariana (CDL)/Aciam, com o apoio da Prefeitura Municipal, que repassou à CDL o valor de R$ 693.502,18 para a realização do projeto “Natal de Luz 2020: Feira de Diversão, Gastronomia e Artesanato”, conforme consta na edição 1508 do Diário Oficial do Município. Além disso, teria como atrações uma pista de patinação de gelo, além de feiras gastronômicas e de artesanato, que permaneceriam até o dia 31 de janeiro de 2021.

Segundo a recomendação técnica nº 52, a decisão foi tomada após considerarem uma nova versão do Plano Minas Consciente, publicado no dia 09 de dezembro, que alterou “o protocolo para a realização de eventos durante o mês de dezembro, mantendo a viabilização apenas em onda verde, onde o número absoluto de pessoas nos eventos foi reduzido de 500 para 250 pessoas e a metragem passará a ser de 1 pessoa a cada 04 metros quadrados”.

Desta forma, o Comitê deliberou por recomendar a não realização do Natal de Luz, além de sugerir que “a análise para viabilização do evento ocorra novamente a partir de 2021, com o encaminhamento de nova solicitação junto a esse Comitê”, menciona o documento. De acordo com a nota técnica, a aprovação para a realização do Natal de Luz 2020 havia sido aprovada pelo grupo em 11 de novembro de 2020.

A CDL, por meio de comunicado assinado pelo presidente da instituição, Renato da Silva Cunha, afirmou que o projeto Feira de Natal será adiado, sem data definida para a nova execução, em consonância com as deliberações do Plano Minas Consciente e Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde - Covid-19.

“O Projeto encontra-se aprovado, os contratos assinados, e assim que possível, será realizado, proporcionando ao comércio local, aos estudantes da rede pública, beneficiários de programas sociais, à população em geral, e instituições beneficentes, todos os benefícios previstos no mesmo, em momento mais oportuno, e legalmente permitido”, finaliza a nota. Segundo apurado pelo Portal da Cidade Mariana, a iluminação natalina na cidade continua mantida, sendo adiado somente a pista de patinação e as feiras.



As barracas para a realização das feiras já haviam sido montadas. Foto: Portal da Cidade Mariana


Retirada das estruturas

Foto: Portal da Cidade Mariana

Ainda durante a tarde desta quinta-feira (10), as estruturas para a realização das barraquinhas para as feiras de gastronomia e de artesanato que já haviam sido montadas na Rua Frei Durão, na Praça da Sé, começaram a ser desmontadas. “Eram nove barracas na Praça da Sé. Quando montavam a última, chegou a ordem para desmontar tudo. [...] E aposto que já estava pago!”, relata o taxista Roque. Segundo ele, eram, ao todo, 23 barracas. "Como se pode fazer uma feira com essa pandemia? Ia aglomerar tudo!”, pontua.  





Funcionamento do comércio durante o mês de dezembro

Ainda nesta quinta-feira (10), a Prefeitura de Mariana também publicou a recomendação técnica nº 53 que contém protocolos para o funcionamento para o setor varejista e atacado durante o mês de dezembro. Dentre outras coisas, também considera que a Macrorregião Central e a Microrregião de Ouro Preto, as quais o município pertence, permanecem na onda amarela e o novo protocolo do Plano Minas Consciente para a realização de eventos.

As novas medidas, que já haviam sido deliberadas pelo Comitê Extraordinário Covid-19 de Minas Gerais na última quarta-feira (09), são:

  • Fiscalização efetiva e regular pelas autoridades municipais dos protocolos de funcionamento, incluindo aumento de fiscalização sobre o uso de máscaras;
  • Aumento da metragem referência (1 cliente/consumidor para cada 10 metros quadrados) e utilização de controle de acesso para comércio varejista;
  • Ampliação do horário do comércio e bancos;
  • Restrição do horário de funcionamento de bares e restaurante até às 22h, com a proibição de consumo em pé, para aumentar o controle de distanciamento.


Casos de Covid-19

Segundo boletim epidemiológico da Prefeitura de Mariana, atualizado nesta quinta-feira (10), a cidade registra 2.775 casos confirmados e 24 óbitos. Além disso, 226 casos estão em investigação como suspeitos.

Foto: Divulgação Prefeitura de Mariana



Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Mariana no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲

Participe: CLIQUE AQUI 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

©️ 2020 | Todos os direitos deste material são reservados ao Portal da Cidade Mariana LTDA., conforme a Lei nº 9.610/98. A sua publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia é proibida.


Fonte:

Deixe seu comentário