Portal da Cidade Mariana

Tarifa Zero

Transporte coletivo é debatido em audiência pública

Durante a sessão, que teve duração de três horas, a engenheira de Mobilidade Urbana da Prefeitura apresentou os dados do Programa Tarifa Zero

Publicado em 12/01/2024 às 08:43

Nove ônibus zero quilômetros estão aguardando emplacamento para substituição da frota. (Foto: Prefeitura de Mariana)

O transporte coletivo de Mariana recebe dez ônibus zero quilômetros. O anúncio foi feito nesta terça-feira (09), durante audiência pública organizada pela Prefeitura de Mariana no Centro de Convenções Alphonsus de Guimarães. Organizado pelas secretarias de Administração e Segurança Pública, a sessão teve o objetivo de debater sobre o transporte coletivo gratuito na Primaz. Estiveram presentes os representantes do Executivo Municipal e cerca de 150 pessoas da comunidade.

Durante a sessão, que teve duração de três horas, a engenheira de Mobilidade Urbana da Prefeitura apresentou os dados do Programa Tarifa Zero. Em média, 353 mil passageiros utilizam, mensalmente, os 32 veículos ofertados para transitar pela sede e pelos distritos. O serviço conta com 13 linhas rurais e 8 urbanas. O público presente deu contribuições ao debate, por meio de inscrição de fala - para pronunciamento verbal - ou de ponderações por escrito. As dúvidas e sugestões foram respondidas e encaminhadas pela mesa de trabalho.

O Programa Tarifa Zero foi instituído no município em fevereiro de 2022 por meio da Lei 3.528/ 2021. Hoje, ele está em vigência por renovação de contrato e atualização da Lei, que vigora até 31 de janeiro. O serviço de transporte coletivo é 100% custeado pelo município e tem o valor mensal de R$ 1,6 milhão por mês. Mariana está entre as 87 cidades que implementaram o programa social de mobilidade urbana no Brasil.

Ônibus novos

Nove ônibus zero quilômetros estão aguardando emplacamento para substituição da frota. Em novembro de 2023, o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) notificou a empresa prestadora do serviço de transporte coletivo sobre a discordância com a idade média de 10 anos de uso dos veículos, como consta em contrato, e solicitou a adequação. A previsão é de que eles comecem a circular nas próximas semanas.

Fonte:

Deixe seu comentário