Portal da Cidade Mariana

EVENTO

13ª Semana da Música reúne jovens músicos do Brasil e do Mundo em Ouro Branco

Festival apresenta programação intensa com concertos, recitais e oficinas, entre os dias 5 e 12 de outubro

Publicado em 01/10/2019 às 21:46

A Semana da Música de Ouro Branco completa treze anos em 2019. A décima terceira edição do festival, referência no ensino e na difusão da música erudita, será realizada entre os dias 5 e 12.  

A Semana da Música tem direção artística do violoncelista Matias de Oliveira Pinto e direção executiva de Kênia Libanio, coordenadora da Casa de Música. Participam do festival este ano os músicos Koh Gabriel Kameda (violino, Japão), Adonhiran Reis (violino, Brasil), Iberê Carvalho (viola, Brasil), Jessé Pereira (viola, Brasil),  Elise Pittenger (violoncelo, EUA/Brasil), Isaac Andrade (violoncelo, Brasil), Julia Wasmund (violoncelo, Alemanha), Neto Bellotto (contrabaixo, Brasil), Peter von Wienhardt (piano e regência,Alemanha), Maurício Freire (flauta, Brasil), Alexandre Silva (clarinete, Brasil), Risa Adachi (pianista correpetidora, Japão/Alemanha), entre outros.  

Para as oficinas oferecidas, foram selecionados 58 alunos de diversas cidades de Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina e do Chile. 

A Semana da Música terá uma programação intensa de concertos e recitais.  

A abertura será 5 de outubro, sábado, às 20h, no auditório do Hotel Verdes Mares, que recebe Horizons, resultado do projeto de cooperação entre os cursos de música da Universidade Federal de Minas Gerais e da Universidade de Münster, na Alemanha. O concerto conta com a participação dos músicos Mauricio Freire, (flauta) Edson Queiroz (violino), Carlos Aleixo (viola), Elise Pittenger (violoncelo), Matias de Oliveira Pinto (violoncelo), Risa Adachi , Stephan Froleyks (percussão) e Fernando Rocha (percussão) 

“Receber o projeto de cooperação entre as Universidade de Münster e da UFMG é uma oportunidade muito importante para a Casa de Música. Todas as trocas e experiências podem abrir novos horizontes para os alunos e também para os professores. Além disso, os concertos que eles apresentam são imperdíveis, recomendo muito ao público”, afirma Kênia Libanio.  

Já 6 de outubro, domingo, no mesmo local e horário, o festival recebe o trio de violoncelos formado por Matias de Oliveira Pinto, Julia Wasmund e Isaac Andrade, acompanhados pela pianista Risa Adachi. No repertório, obras do alemão Johannes Brahms (1833 – 1897), uma das mais importantes figuras do romantismo musical europeu do século XIX. Executam ainda peças de compositores como Ernest Bloch (1880 – 1959), Julius Klengel (1859 – 1933) , Zóltan Kodaly (1882 – 1967) e David Popper (1843 – 1913).

Na segunda-feira, 7 de outubro, o projeto de colaboração entre Universidade de Münster e UFMG realiza mais um concerto. Dessa vez, além do Horizons, se apresenta o Grupo Sonante 21. No repertório, obras Stephan Froleyks, Tom Johnson entre outros compositores contemporâneos. A coordenação é do próprio professor Froleyks, além de Fernando Rocha e Elise Pittenger.  

Já na terça-feira, 8 de outubro, novamente às 20h no auditório do Hotel Verdes Mares, o pianista Peter Von Wienhardt apresenta o Warschauer Konzert, do compositor inglês Richard Addinsell (1904 – 1977). Em seguida, Peter e o violinista Koh Gabriel Kameda tocam a Sonata em Lá maior, do compositor e organista belga César Franck (1822 – 1890).  

No dia seguinte, quarta-feira, 9 de outubro, também no Hotel Verdes Mares, às 20h, os músicos Maurício Freire (flauta), Adonhiran Reis (violino), Iberê Carvalho (viola), Julia Wasmund (violoncelo), Tatiana Martins (violino), Matias de Oliveira Pinto (violoncelo), Alexandre Silva (clarinete) e Neto Bellotto (contrabaixo) apresentam Quinteto para Clarineta em Lá maior, de  W.A. Mozart; Choro nº de Heitor Villa-Lobos (1887 – 1959) e Grand duo, Op.15, do compositor e violoncelista alemão Georg Goltermann (1824 – 1898). 

Koh Gabriel Kameda, Matias de Oliveira Pinto e Peter Von Wienhardt se apresentam na quinta-feira, 10 de outubro, às 20h, no auditório do Hotel Verdes Mares. No repertório, Trio Dumky Op. 90, de Antonín Dvořák (1841 – 1904), além de tangos de Astor Piazzolla (1921 – 1992) e obras de Brahms e Schumman.  

Sexta-feira, 11 de outubro, é dia do concerto dos alunos do festival no auditório da Paróquia da Sagrada Família de Ouro Branco. O encerramento da Semana da Música será no dia seguinte, sábado, 12 de outubro, na Fazenda Pé do Morro. O programa ainda será definido.

 

Todos os concertos têm entrada gratuita.  


A Semana da Música de Ouro Branco tem patrocínio do Fundo Estadual de Cultura de Minas Gerais e parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais e com a Universidade de Münster e o apoio da Prefeitura Municipal de Ouro Branco

A Semana da Música de Ouro Branco 

A Semana da Música, uma realização da Casa de Música de Ouro Branco, há doze anos reúne ícones nacionais e internacionais da música erudita, estudantes de vários estados brasileiros e até mesmo de outros países.  Os olhos de todo o cenário musical do Brasil e do mundo se voltam para a cidade do interior de Minas, que tem cerca de 30 mil habitantes. Música é o que se escuta nos quatro cantos do município: nas praças, nos colégios, no supermercado, nos centros sociais e culturais. 

O festival tem como principais objetivos o aperfeiçoamento técnico e musical, a promoção de intercâmbio cultural, a divulgação da música erudita e a ampliação do seu acesso. Além do aspecto cultural e social, o evento também proporciona geração de renda e postos de serviços na região, através da contratação de pessoas físicas e jurídicas para a prestação de serviços de infraestrutura e produção.

 

Casa de Música de Ouro Branco 

A Casa de Música é uma entidade sem fins lucrativos que desenvolve ações na área de ensino e divulgação da música erudita. Criada em 2001 por um grupo de professores e pais de alunos, a entidade tem como principais objetivos promover a difusão e a divulgação do acesso à música, criar alternativas de inserção e incentivar o intercâmbio cultural e a carreira de jovens músicos. 


Fonte:

Deixe seu comentário