Portal da Cidade Mariana

Dia de minas

Minas Gerais: 300 anos de história

A cidade de Mariana foi a primeira vila, cidade, capital e sede do bispado do estado.

Publicado em 02/12/2020 às 03:40
Atualizado em

Praça Minas Gerais em Mariana. (Foto: Pedro Vilela l Ministério do Turismo)

Terra do ouro, da arte, da cultura, da tradição, da história, do patrimônio histórico e cultural, das belezas naturais, da gastronomia única e do povo acolhedor. Essas são apenas algumas das características que tornam o estado mineiro tão único e especial. “Oh! Minas Gerais! Oh! Minas Gerais! Quem te conhece não esquece jamais. Oh! Minas Gerais…”, compôs o mineiro José Duduca de Morais, o “De Moraes” em 1942. 

Há exatos 300 anos, no dia 02 de dezembro de 1720, era criada a Capitania de Minas Gerais, tendo como capital Vila Rica, atual cidade de Ouro Preto-MG, após o desmembramento da Capitania de São Paulo e Minas do Ouro pela Coroa portuguesa.

Mas a história dessa terra encantadora começa há muitos anos antes à criação da Capitania de Minas Gerais. Primeiro, há mais de 11 mil anos, como destaca a historiadora e professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Heloisa Starling em entrevista ao Estadão, quando um grupo de pessoas viviam na região da atual Lagoa Santa, onde foi encontrado Luzia, o fóssil mais antigo da América do Sul. Depois, com instalação dos bandeirantes paulistas no arraial do Carmo.


A criação da capitania de Minas Gerais

Segundo o professor Cristiano Casimiro dos Santos, em 1709, depois da guerra dos Emboabas (1707-1709), chega o primeiro governador da Capitania de Minas e São Paulo, o Antônio Coelho, seguidos de Dom Brás e do Conde de Assumar. Devido a grande exploração do ouro e a sonegação de impostos, o Conde de Assumar criou o quinto, ou seja, 20% de tudo que era extraído, deveria ser entregue à Coroa Portuguesa. “O mineiro tem o peito de ferro e o coração de ouro”, afirma Cristiano lembrando das raízes mineradoras do estado.

Cristiano Casimiro dos Santos, professor marianense

300 anos de Minas

O mineiro tem o peito de ferro e o coração de ouro.

Cristiano Casimiro dos Santos, professor marianense


A criação do quinto causou revolta aos mineradores de Vila Rica, especialmente, em Felipe dos Santos, que tentou realizar um levante contra o Conde de Assumar, que havia montado, na região atual de Mariana, o Quartel dos Dragões da Vila de Nossa Senhora do Carmo em 1717. “Quando o Felipe dos Santos tentou fazer esse levante, os Dragões, estavam na região do atual distrito de Cachoeira do Campo, e pegaram o Felipe dos Santos”, explica Cristiano sobre o episódio da morte e esquartejamento do minerador.


Mapa da Capitania de São Paulo e Minas do Ouro. Foto: Arquivo do Itamaraty


Conforme o pesquisador, foi este episódio que levou o governador da Capitania de São Paulo e Minas Gerais desmembrar a Capital e mudar a capital, que era em Vila do Carmo, para Vila Rica. Apesar disso, a Vila do Carmo continuou a crescer e desempenhar papel importante na recém criada capitania mineira, sendo a primeira sede do bispado do estado, em 06 de dezembro de 1745, e cidade, em 23 de abril de 1745.

Mariana: primeira vila, cidade, capital e sede do bispado do estado

Primeira vila, cidade, capital e sede do primeiro bispado em Minas Gerais, Mariana surgiu ainda como arraial do Carmo, em 16 de julho de 1696, quando bandeirantes paulistas comandados por Salvador Fernandes Furtado se instalaram às margens do rio nomeados por eles de Ribeirão do Carmo.  

Em 1711, é elevada pelo governador do Rio de Janeiro, Antônio de Albuquerque Coelho de Carvalho, à Vila do Ribeirão de Nossa Senhora do Carmo e se torna a sede do poder da Capitania de São Paulo e Minas Gerais. No mesmo ano, em 04 de julho, é fundada a primeira Câmara de Vereadores mineira.

Já em 23 de abril 1745, a Vila do Carmo é elevada à categoria de cidade, por Dom João V, com o nome de Mariana, em homenagem à sua esposa, a rainha Maria Ana D’Áustria. Em 06 de dezembro desse mesmo ano é criada a primeira diocese mineira em Mariana.


Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Mariana no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲

Participe: CLIQUE AQUI 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

©️ 2020 | Todos os direitos deste material são reservados ao Portal da Cidade Mariana LTDA., conforme a Lei nº 9.610/98. A sua publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia é proibida.

Fonte:

Deixe seu comentário