Portal da Cidade Mariana

Evento

Projeto Empoderar expõe resultados de bordadeiras e quitandeiras de Barra Longa

O trabalho de bordado das artesãs já tem sido reconhecido nacionalmente.

Publicado em 11/03/2019 às 07:22
Atualizado em

Grupo Meninas da Barra (Foto: Divulgação I Fundação Renova)

O Projeto Empoderar apresenta no dia 13 de março, em Barra Longa (MG), os resultados dos trabalhos obtidos pelas artesãs, bordadeiras e quituteiras da comunidade barralonguense. A iniciativa vem da ACG - Associação de Cultura Gerais, com apoio da Fundação Renova, e faz parte do programa de fomento à economia dos municípios impactados pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana.

 

O objetivo do projeto é revelar as mãos talentosas e criativas das mulheres de diferentes gerações do município de Barra Longa, promovendo, ao mesmo tempo, desenvolvimento sustentável. Participam do projeto a Cooperativa Rural Mista de Gesteira e o grupo de bordadeiras Meninas da Barra, que é constituído por cerca de 30 mulheres de 17 a 80 anos. Ambos desempenham um importante papel na remuneração das famílias, além de colaborar com o fortalecimento da economia local.

 

O trabalho de bordado das artesãs está sendo reconhecido nacionalmente e conquistaram as passarelas da São Paulo Fashion Week, em 2018. Elaboradas com o estilista Ronaldo Fraga, as peças ganharam destaque no reconhecido evento de moda do Brasil. Além disso, elas produziram três vestidos exclusivos desenhados pelo estilista para o acervo do MASP - Museu de Arte de São Paulo.
 

De acordo com Maria Aparecida Lana, bordadeira barralonguense: “Foi muito emocionante, algo tão maravilhoso que nunca imaginei acontecer comigo. O desfile deu mais visibilidade para o nosso trabalho, agora somos reconhecidas em todo país. E isso nos enche de orgulho”.

 

A apresentação das ações do Projeto Empoderar será no dia 13 de março, das 18h às 21h, na praça Manoel Lino Mol, em Barra Longa (MG).


Fonte:

Deixe seu comentário