Portal da Cidade Mariana

Iron Biker

Iron Biker Brasil contará com atletas dos quatro cantos do país

Evento começa hoje e competidores se preparam para disputar a edição histórica dos 30 anos da maior prova de mountain bike da América Latina

Publicado em 15/09/2023 às 10:57

(Foto: Reprodução)

A cidade histórica de Mariana (MG) recebe nos dias 15, 16 e 17 de setembro, a edição de 30 anos do Iron Biker Brasil. A largada acontecerá novamente na Praça Gomes Freire (Jardim), centro histórico, onde se inicia o percurso de mais de 160 km pelo município e seus distritos. São esperados mais de cinco mil turistas, sendo dois mil atletas vindos das cinco regiões do país e alguns estrangeiros. Neste ano, a prova receberá dois estrangeiros de peso: o suíço Lukas Kaufmann, que é tricampeão do Iron Biker Brasil e o atual campeão do Iron Bike Itália, o espanhol, Brandan Marquez Fernadez, que prometem dar muito trabalho para os atletas de elite brasileiros.

Nas outras 34 categorias, onde participam a maioria dos inscritos, as disputas, também, serão acirradas. Um desses atletas é Rafael Pimenta, de Vitória, Espírito Santo, que participa da maior prova de mountain bike da América Latina, pela segunda vez. “Estou na expectativa, porque é uma competição muito tradicional, um local muito bom, um clima agradável e a gente vê que todos estão lá para realmente curtir e aproveitar o evento”, concluiu. Além disso, o ciclista demonstrou entusiasmo em participar dessa data especial. “Uma grande satisfação estar participando dos 30 anos da prova. O Iron Biker Brasil é um evento super tradicional. Então, é uma satisfação enorme. Farei uma viagem longa, são mais de 400 quilômetros de Vitória até a cidade de Mariana, mas valerá a pena, por tudo que está envolvido nessa competição”, finalizou.

Já a região norte do país terá como uma de suas representantes Betânia Magalhães, da cidade de Boa Vista, Roraima, que fica há mais de 4 mil km de distância da Primaz de Minas. “Se deslocar de outra região, principalmente, do nosso estado (Roraima) que é o extremo norte do Brasil é bem complexo. Na verdade, já comecei a minha saga quando saí de Roraima com minha bike e, agora, estou em São Paulo. Daqui pouco tempo estarei em Mariana. Estou muito feliz”, disse.

Para um dos organizadores do Iron Biker Brasil, Lucas Fonda, a presença de atletas de todas as regiões do país reforça o alcance, a nível nacional, da competição. ”Em mais um ano, Mariana vai receber competidores do Brasil inteiro. O Iron Biker não seria o mesmo sem a diversidade e a paixão que cada competidor traz consigo. Essa diversidade de participantes é um verdadeiro testemunho da paixão pelo mountain bike e da unidade que o esporte proporciona, reunindo pessoas de diferentes partes do país para celebrar essa competição emocionante".

Percurso marcante nos 30 anos

Com cenários de belezas naturais, a prova é composta por trilhas desafiadoras, com altimetrias, subidas e descidas e trechos entre ruas e estradas para testar as habilidades dos competidores. O Iron Biker Brasil 2023 será dividido em dois dias. O primeiro dia do evento, sábado (16), contará com 97 km de distância no percurso total e 65 km no reduzido. Já no domingo (17), o percurso total terá 75 km e o reduzido 60 km de distância. Além disso, os atletas passarão, pelo segundo ano consecutivo, pelo novo distrito de Bento Rodrigues. O local está com toda a infraestrutura concluída, além dos postos de saúde e de serviços, a escola municipal e a estação de tratamento de esgoto. A nova comunidade vem ganhando a forma do desenho desenvolvido junto à comunidade atingida e sendo, cada vez mais, apropriada pelos futuros moradores que perderam suas casas pela passagem de rejeito, após o rompimento da barragem de Fundão, em 2015.

“A passagem pela nova comunidade é um motivo de orgulho para a gente. Todos nós sofremos junto com quem vivia em Bento. A prova passava por lá, antes do desastre, inclusive. E poder passar agora, no novo distrito é, de fato, um símbolo de ressignificação”, afirmou Marco Antonio Canaan, um dos organizadores do Iron Biker Brasil.

A maior competição de mountain bike da América latina, Iron Biker Brasil, tem a realização da IronCo. e AMTB, a supervisão da Confederação Brasileira e Federação Mineira de Ciclismo.

Fonte:

Deixe seu comentário