Portal da Cidade Mariana

Desastre Ambiental

População da região dos inconfidentes se solidariza com as enchentes no Sul

Pedidos de doação e auxílio dos mais variados são divulgados em solidariedade ao desastre ambiental no Sul do Brasil (como doar)

Publicado em 08/05/2024 às 09:37
Atualizado em

Imagens do Rio Grande do Sul lembram desastres de Mariana e Brumadinho e despertam a solidariedade nos mineiros (Foto: Corpo de Bombeiros)

Rompimento de barragem em Mariana - 5 de novembro de 2015 - 19 mortes - mais de 40 milhões de metros cúbicos de rejeitos que atingiram o rio Gualaxo do Norte, o rio Doce e a foz no mar de Regência, no litoral capixaba.


Brumadinho -  25 de janeiro de 2019 - 270 mortos - o maior acidente de trabalho no Brasil em perda de vidas humanas e o segundo maior desastre industrial do século.

Com imagens impressionantes e que trouxeram de volta dolorosas lembranças do que aconteceu com os mineiros em 2015 e em 2019, uma nova tragédia ambiental fez o mundo, o Brasil e especialmente os mineiros se solidarem com a população atingida pela chuva e cheia dos rios no Sul do Brasil.

Os números atualizados hoje (08/05) são assustadores

O número de mortos pelas chuvas no Rio Grande do Sul subiu para 95, segundo boletim divulgado às 18h desta 3ª feira (7.mai.2024) pelo Governo do Estado. Os temporais atingem os municípios gaúchos desde 28 de abril e afetaram cerca de 1,4 milhão de pessoas. O temporal afetou 401 dos 497 municípios do Rio Grande do Sul. Segundo a Defesa Civil, o Estado tem: pessoas em abrigos: 48.799; desalojados: 159.036; afetados: 1.443.950; feridos: 372; desaparecidos: 131.


Como ajudar

Pessoas de todos os cantos do Brasil se mobilizam numa corrente de solidariedade para ajudar a população do Rio Grande do Sul, que está sofrendo com os impactos das enchentes nas últimas semanas.

Atualmente em Mariana não temos um ponto de coleta de doações mas nas redes sociais várias pessoas envolvidas já começam a mobilizar ações nesse sentido.

Para evitar cair em golpes (infelizmente eles existem) recomendamos que as doações sejam feitas apenas para as instituições oficiais.

Banco do Brasil

O Banco do Brasil (BB) abriu um canal para doação de recursos financeiros em prol das vítimas das enchentes. De acordo com o banco, R$ 5 milhões já foram obtidos por meio da campanha de mobilização e por repasses feitos por empresas de seu conglomerado.

Em nota, o BB informou que os recursos têm sido usados para a aquisição de alimentos, água potável, kits de higiene e limpeza, bens e utensílios.

Os depósitos podem ser feitos por meio de Pix (e-mail enchentesrs@fbb.org.br) ou na conta-corrente 51.000-9, da agência 1607-1.


Governo do Rio Grande do Sul

Desde a última semana, o governo do Rio Grande do Sul também disponibilizou uma chave Pix com o objetivo de centralizar as doações e garantir segurança ao doador. A conta SOS Rio Grande do Sul é (CNPJ: 92.958.800/0001-38), vinculada ao banco Banrisul. 

ALERTA DE GOLPES: Confira algumas dicas para evitar problemas:

Antes de digitar a chave do Pix no app do banco, verifique a procedência do pedido;

Se o pedido vem de uma rede social, confirme se o perfil é oficial;

Se a solicitação vem de um site, certifique-se de que você está na página correta;

Em conversas do WhatsApp, confira se a mensagem que você recebeu indica uma instituição credenciada e confiável

Confira sempre se a chave digitada no Pix é oficial;

Use o Google para pesquisar dados oficiais de empresas e organizações envolvidas na ajuda ao RS.

Fonte:

Deixe seu comentário