Portal da Cidade Mariana

AÇÃO

Projeto Educar pelo Esporte conhece seus campões do torneio de futebol

Projeto ressalta a importância do futebol para o desenvolvimento de crianças e jovens

Publicado em 28/10/2019 às 21:44

(Foto: DANIEL ALMEIDA l PREFEITURA DE MARIANA)

Jovens e crianças apaixonadas por futebol participaram da final do campeonato Educar Pelo Esporte, no sábado, 26 de outubro, na Arena Badaró. A competição, realizada pela Prefeitura de Mariana foi iniciada em setembro de 2019, com a participação de 42 times. 

Os vencedores do torneio, na modalidade masculina, foram os times:, ED - Esportes nas categorias sub-7, sub-9 e sub-11; o América, na sub-13; Já na feminina, o América também garantiu a taça, na sub-17. Todos os vencedores e participantes foram premiados, os primeiros com a taça de 1º lugar e os demais com medalhas. 

Durante o campeonato o prefeito Duarte Júnior distribuiu aos times um kit uniforme composto por: camiseta, shorts e meião, sob medida e nas cores dos brasões das equipes. De acordo com o prefeito, a entrega dos uniformes tem como objetivo incentivar a prática dos esportes nas crianças e jovens marianeses. "Esta é uma ação para proporcionar mais conforto aos meninos e meninas que amam futebol. Jogar sem preocupações, só por diversão. É cuidado com os nossos pequenos", comenta Du. 

Sobre o campeonato, Duarte declarou o seu afeto pelo Educar Pelo Esporte. "Eu cresci jogando em times de bases da cidade. Essa experiência me tornou uma pessoa melhor, é sociabilização, é aprender a ganhar e a perder, além disso, é saúde. Aqui não queremos desenvolver jogadores profissionais, queremos que esses meninos aprendam a se respeitarem, auxiliar na formação deles como pessoas", pontua. 

A prática esportiva faz bem ao físico, ao emocional e ao social. Segundo o assessor técnico de desporto do município, Wagner Flávio Ramos, o esporte integra crianças e jovens à sociedade. "Eles exercitam valores da vida, como se empenhar para conquistar algo que desejam e respeitar ao próximo e a si. Além, é claro, de se exercitarem e pegarem gosto pela prática esportiva", comenta Wagner. 

A jogadora titular do América, Franciele da Silva, 17, destaca o poder transformador do esporte para o emocional humano. "Quando eu estou no campo, esqueço de tudo. É só eu e a bola. É muito bom, o futebol distrai a minha mente, quando volto para resolver qualquer questão da vida, já estou preparada para tal", comenta. Franciele também parabenizou a Prefeitura por dar visibilidade ao futebol feminino no município. Há quase 2 anos no América, Franciele pretende seguir carreira no esporte e agradece a oportunidade de participar do campeonato. 


COMPETIÇÕES - A Copa Cabanas será realizada em novembro. Destinada aos times de base da região da cidade alta, composta pelos bairros: Cabanas, Cartucha, Santa Clara, Santa Rita de Cássia e Vale Verde, a primeira partida do torneio está marcada para o dia 9 do próximo mês. Os interessados devem procurar a administração da Arena Badaró. Para mais informações, ligue: 031 3557-2128.


Fonte:

Deixe seu comentário