Portal da Cidade Mariana

Operação Escudo

Foragido da Justiça é preso com maconha em Mariana

Polícia Militar prende indivíduo com mandado de prisão em aberto, na zona rural de Mariana (MG)

Publicado em 23/01/2024 às 08:26

A Polícia Militar continua com a operação "escudo" em todo o estado. (Foto: Policia Militar)

Um homem de 28 anos, que estava com um mandado de prisão em aberto, foi preso pela Polícia Militar na tarde de sexta-feira (19), no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana (MG). Ele foi abordado na empresa onde trabalhava e, durante a revista, os policiais encontraram duas buchas de maconha no bolso de seu uniforme. O suspeito foi levado para a Delegacia de Polícia Civil, juntamente com o material apreendido.

Operação Escudo

A operação escudo é um protocolo da Polícia Militar de Minas Gerais que é acionado toda vez que um agente de segurança do estado é alvo de um ataque. A ideia é restabelecer a ordem e devolver a sensação de segurança à população.

A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) recapturou, na última terça-feira (16 de janeiro), um dos cinco criminosos considerados de “alta periculosidade” – isto é, que têm maior potencial de colocar a sociedade em risco – e estão foragidos após não retornarem para as unidades prisionais no fim da “saidinha” de Natal e Ano Novo. O homem de 33 anos, com as iniciais D.B.C., foi preso no bairro Estrela Dalva, em João Monlevade, na região Central de Minas.

De acordo com a PM, o detento tem mais de 20 passagens policiais, entre elas, por roubo, porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas ilícitas. Para recapturar o foragido, foi realizada uma operação de policiais militares do Tático Móvel e do Patrulhamento de Motocicletas (GEPMOR).

Além do D.B.C., a corporação ainda procura por mais quatro criminosos de “alta periculosidade” que continuam foragidos após a saída temporária de final de ano. De acordo com a major Layla Brunella, porta-voz da Polícia Militar, os homens estão ligados a facções e são envolvidos com homicídios, tráfico internacional de drogas e roubos a banco.

A recaptura faz parte da Operação Escudo, que busca prender novamente todos os 160 foragidos em Minas Gerais após as “saidinhas” de Natal e Ano Novo. Anteriormente, o número era de 118 detentos procurados, mas uma atualização Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG) subiu a quantidade para 160.

A Polícia Militar recuperou, até o momento, 99 detentos que receberam o benefício no fim do ano e que não haviam retornado para a prisão, o que equivale a 61% do total. A ação continua até que os 61 restantes sejam encontrados.

Fonte:

Deixe seu comentário