Portal da Cidade Mariana

Saneouro

Começa hoje (4) a cobrança de água pelo consumo mensal em Ouro Preto

Vale lembrar que também é prevista nas normas da prestação dos serviços de água e esgoto de Ouro Preto a Tarifa Social para famílias de baixa renda

Publicado em 04/10/2022 às 10:46
Atualizado em

O período de adaptação serviu para os moradores verificarem as instalações hidráulicas do imóvel, corrigir possíveis vazamentos e adequar seus hábitos de consumo. (Foto: Redes Sociais)

A partir de hoje, 4 de outubro, os clientes da SANEOURO passam a pagar a fatura de água baseada no consumo mensal medido. Essa emissão de fatura pelo consumo real já era prevista no contrato de concessão dos serviços públicos de água e esgoto e foi atestada nesta sexta-feira (30/09) pela Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico de Minas Gerais (ARISB-MG), após auditar a instalação dos medidores de consumo (hidrômetros) nos imóveis de Ouro Preto.

A preparação da população para essa nova realidade, prevista no contrato da Prefeitura de Ouro Preto com a Saneouro, foi feita durante, no mínimo, por quatro meses por meio da simulação na fatura, comunicando o valor real do consumo mensal de água registrado pelo hidrômetro, de acordo com estrutura tarifária do município.

Esse período serviu para os moradores verificarem as instalações hidráulicas do imóvel, corrigir possíveis vazamentos e adequar seus hábitos de consumo, uma vez que, como um recurso esgotável, a água precisa ser usada de forma sustentável para que atenda toda a população, por uma tarifa justa, de acordo com o consumo de cada um. Nesse período, a SANEOURO disponibilizou também equipes para verificar e reparar vazamentos em imóveis que apresentaram grande consumo de água. A cobrança da tarifa pelo consumo medido é instrumento de justiça social em face da discrepância existente entre o uso da água por pequenos e grandes consumidores.

Vale lembrar que também é prevista nas normas da prestação dos serviços de água e esgoto de Ouro Preto a Tarifa Social para famílias de baixa renda cadastradas em algum dos programas sociais do governo federal (CadÚnico) que devem preencher requisitos específicos, entre eles, ter consumo mensal de água de até 20m3. Os clientes com direito ao benefício que ainda não tiverem o CadÚnico devem procurar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Ouro Preto para se cadastrar o quanto antes.

Mais informações com

Leila Reis (leila@rlcpress.com.br) 11 99170-4876

Nielsen Barra (nielsen.barra@gsinima.com.br) 16 99182-1732

Fonte:

Deixe seu comentário