Portal da Cidade Mariana

Privatização

Parques do Itacolomi e do Ibitipoca são privatizados por R$ 3,5 milhões

Concessão das reservas foi arrematado em única proposta; batida de martelo foi realizada em evento na B3 em São Paulo

Publicado em 23/12/2022 às 10:18

Pico do Itacolomi: grupo vencedor deverá investir na implantação, manutenção e reforma de infraestruturas (Foto: Instituto Estadual de Florestas/Divulgação)

Os Parques Estaduais do Itacolomi e do Ibitipoca foram concedidos à iniciativa privada, na tarde desta quarta-feira (21/12), em leilão realizado na sede da B3 em São Paulo. As reservas foram arrematadas pelo licitante Parques Fundo de Investimento e Participações em Infraestrutura, representada pela credenciada FRAM Capital, pelo valor de R$ 3,5 milhões.

O grupo foi o único a apresentar uma proposta válida e será responsável pela requalificação, modernização e operação dos parques, além de investir na implantação, manutenção e reforma de infraestruturas como centro de visitantes e restaurantes. Ao longo de 30 anos, eles ainda poderão retirar lucros de cobrança de ingressos, hospedagem, alimentação, comércio local e serviços turísticos em geral.

“É uma oportunidade de poder contribuir para o desenvolvimento desse setor que é o Turismo voltado à conservação da natureza”, ressalta o diretor e representante do grupo vencedor do leilão, Rafael de Oliveira Ferraz.

O projeto da privatização dos Parques Estaduais do Itacolomi - localizado entre Ouro Preto e Mariana - e do Ibitipoca, nos municípios de Lima Duarte e Santa Rita do Ibitipoca, na Zona da Mata, foi estruturada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a pedido do Instituto Estadual de Florestas (IEF).

O Vice-Governador eleito de Minas Gerais, Mateus Simões (NOVO), reforça que o estado não está tentando se desfazer de um "ativo", já que fazer a concessão do parque custa muito mais do que o governo é capaz de arrecadar com o procedimento de concessão.

Nós estamos colocando no mercado um ativo que agora vai conseguir gerar: riqueza para a população local, porque vamos incentivar o turismo e valorizar a atividade econômica; consciência ambiental voltada à conservação, para que as pessoas aprendam a importância de manter as riquezas naturais; e terceiro, obviamente, devolver a Minas o protagonismo em termos de paisagens”, ressaltou o Vice-Governador

Os Parques

A concessão faz parte do programa Parc (Programa de Concessão de Parques Estaduais), lançado em 2019 e coordenado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).

Com uma área de Mata Atlântica equivalente a 7.543 hectares, o Parque Estadual do Itacolomi é dominado por quaresmeiras e candeias, abrigando muitas nascentes que deságuam no rio Gualaxo do Sul, afluente do rio Doce. A unidade também é habitat de espécies de animais raros e ameaçados de extinção, como o lobo guará, a ave-pavó, a onça parda e o andorinhão de coleira (ave migratória).

Já o Parque Estadual do Ibitipoca, é uma das reservas mais visitadas do estado, possuindo uma área de 1.488 hectares de mata atlântica, com destaque para as bromélias, orquídeas, samambaias e liquens. O parque possui uma variedade de córregos e riachos que formam piscinas naturais e cachoeiras, além de contar com sete grutas.

A Secretária Marília Carvalho de Melo, à frente da (Semand), observa a concessão como um importante passo rumo ao Ecoturismo em Minas. “São duas unidades de conservação muito importantes. O Ibitipoca recebe 90 mil visitantes ao ano. E o Itacolomi tem um grande potencial, mas é pouco explorado, com aproximadamente 15 mil visitantes, em uma região histórica e turística essencial para o estado”, completa Marília.


Fonte:

Deixe seu comentário