Portal da Cidade Mariana

Minas Consciente

Mariana fora do plano estadual contra o COVID-19

A cidade que não adotar medidas de isolamento vai responder judicialmente.

Publicado em 09/07/2020 às 22:47
Atualizado em

Ação da Justiça Estadual (Foto: Portal da Cidade Mariana)

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) determinou nesta quinta-feira (9) que os municípios que não aderiram ao plano de flexibilização do governo estadual, o "Minas Consciente", cumpram normas de isolamento social enquanto perdurar o decreto de calamidade pública imposto pela pandemia de coronavírus.

Minas tem mais de 70 mil casos confirmados da doença e mais de 1.500 mortes .

São 70.086 pacientes diagnosticados com a Covid-19 no estado, e 1.504 morreram; outros 158 óbitos estão em investigação.

A decisão veio após pedido do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), que visa frear o aumento exponencial do número de casos e de mortes no Estado em decorrência da doença, além dos altos índices de ocupação de leitos. A Ação Declaratória de Constitucionalidade (ADC) tem como base a Deliberação n.º 17, do Comitê Extraordinário Covid-19, que dispõe sobre medidas emergenciais de restrição e acessibilidade a determinados serviços e bens públicos.

No documento, assinado pelo procurador-geral de Justiça, Antônio Sérgio Tonet, o MPMG esclarece que os municípios que decidirem, voluntariamente, pela abertura progressiva de suas atividades econômicas podem aderir ao plano, porém, caso não façam isso, essas prefeituras devem seguir as normas estaduais. Caso contrário, elas terão que responder judicialmente.

Assim, percebe-se que as normas que consagram medidas de prevenção à Covid-19, no âmbito da atividade de vigilância epidemiológica, superam o nível local e devem estar a cargo do estado, no exercício de sua competência normativa”, informa. 


Segundo o governo estadual, dos 853 municípios mineiros, 176 aderiram ao "Minas Consciente", atingindo uma população de 3.987.092 de pessoas. 

A cidade de Mariana, não aderiu ao plano do Governo de Minas Gerais, tendo optado por manter um comitê para enfrentamento do COVID-19 que regula as ações e medidas a serem adotadas.

Veja a lista de cidades da nossa região que aderiram ao plano:

Barra Longa, Conselheiro Lafaiete, Itabirito, Nova Lima, Ouro Branco, Ouro Preto, Ponte Nova, Rio Acima.

Acesso o boletim epidemiológico do Estado nesse link

Minas bateu nesta quinta-feira o recorde de mortes registradas pelo novo coronavírus em um dia: foram 90.

Em nota, o Governo de Minas disse que "reconhece a autonomia dos municípios, mas, tendo em vista a decisão judicial que teve como base uma ação do Ministério Público, reforça a necessidade de uma atuação conjunta".

A reportagem do Portal da Cidade Mariana solicitou um posicionamento da Prefeitura de Mariana sobre essa decisão e aguarda retorno.


Fonte:

Deixe seu comentário