Portal da Cidade Mariana

Saúde Pública

Mariana inicia vacinação contra dengue para profissionais da linha de frente

Ação começa com agentes de saúde e de endemias. Imunização ocorre na Central de Vacinação e segue critérios do Ministério da Saúde.

Publicado em 06/03/2026 às 11:25

Mariana iniciou a vacinação contra a dengue para profissionais da linha de frente da saúde. 💉 Nesta etapa, recebem a dose os Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias. (Foto: Prefeitura de Mariana)

A Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou nesta quinta-feira (5) a vacinação contra a dengue voltada aos profissionais que atuam diretamente na linha de frente do cuidado com a população. 


Neste primeiro momento, a campanha contempla os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e os Agentes de Combate às Endemias (ACE), trabalhadores que desempenham papel estratégico no enfrentamento às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. A iniciativa busca ampliar a proteção desses profissionais, que estão diariamente em contato com a população e com áreas de maior risco de proliferação do vetor.

A imunização está sendo realizada na Central de Vacinação de Mariana e segue os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais.


De acordo com a Secretaria de Saúde, o público contemplado nesta etapa é formado por profissionais com idade entre 15 e 59 anos. 

Para receber a dose, é necessário apresentar documento com foto e CPF, além do cartão de vacinação. As orientações técnicas também estabelecem algumas restrições: gestantes, mulheres em período de amamentação e pessoas imunossuprimidas não podem receber a vacina neste momento.

A secretaria ressalta que a vacinação ocorre de forma escalonada, conforme a disponibilidade de doses repassadas pelo Estado. Com o envio de novos lotes ao município, outros públicos serão convocados gradualmente, seguindo os protocolos definidos pelos órgãos de saúde.

A estratégia integra as ações de prevenção e combate à dengue no município, reforçando a proteção dos profissionais que estão na linha de frente das políticas de saúde e do controle das arboviroses.

Fonte: Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Mariana

Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp