Portal da Cidade Mariana

Coronavírus

Novo óbito suspeito de COVID-19 em investigação

Em coletiva de imprensa secretário confirma mais um óbito suspeito ocorrido na cidade

Publicado em 04/04/2020 às 05:49
Atualizado em

Live realizada pela Prefeitura (Foto: Redes Sociais)

O Prefeito de Mariana, Duarte Junior, convocou os órgãos de comunicação da cidade para uma coletiva de imprensa na tarde desse sábado (4). 

Na coletiva com a presença do Secretário de Saúde Danilo Brito e da Médica Danuta Niquini, responsável técnica pelo acompanhamento dos casos envolvendo a Pandemia do COVID-19 na cidade, fizeram um relato e uma atualização das últimas informações (clique aqui para assistir a íntegra da coletiva).



O Secretário iniciou suas falas pedindo para a população diminuir a distribuição de Fake-News (notícias falsas) o que vem deixando a população ainda mais alarmada e os profissionais de saúde sobrecarregados e preocupados.

No entanto, no mesmo momento da coletiva era publicada uma nota da Universidade Federal de Ouro Preto onde trazia o relato da morte de um aluno no dia 3 na cidade de Mariana, confira:

"Com profundo pesar, a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) comunica o falecimento de um aluno, no município de Mariana, ocorrido na noite de ontem, 03/04. O secretário Municipal da Saúde, Danilo Brito, em entrevista coletiva concedida na tarde de hoje, 04/03, informou que foram realizados exames (teste rápido), cujos resultados deram positivo para dengue e negativo para a Covid-19. No entanto, ele ressaltou que o caso continua sob investigação, uma vez que os laudos conclusivos só ocorrerão após os exames da Fundação Ezequiel Dias (Funed), em nível estadual. O secretário informou que, nos casos sob monitoramento, a vigilância sanitária pesquisa pessoas que tiveram contatos com os pacientes, inclusive aos que vieram a óbito, como meio de dar as orientações necessárias de como proceder em situações como esta.

A direção da UFOP se solidariza com familiares e colegas, lamenta o ocorrido, e informa que o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus da universidade está acompanhando o caso."

Questionado durante a coletiva o Secretário confirmou o óbito e informou que o mesmo se encontra sob investigação pois o teste rápido realizado acusou positivo para dengue e negativo para Covid-19.

Danilo ainda esclareceu que foram tomados diversos procedimentos no local antes do corpo ser retirado, inclusive pela Vigilância Sanitária do município, o que demorou algumas horas para ser feito.


"Nós tivemos que ir lá por volta de 22h30 para acompanhar, orientamos toda a equipe. É um paciente de Mariana, mas não tem nenhum familiar aqui. Tem uma pessoa próxima em Belo Horizonte, mas a família é de fora do Estado. Fizemos a coleta das amostras também, o teste rápido deu positivo para dengue, e o teste rápido Covid-19 deu negativo. Mas o resultado oficial é o que nos mandamos para a Funed, o qual nós estaremos aguardando o resultado".


De acordo com informações da UFOP o óbito se trata de um aluno de pós-doutorado no Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS).


MINISTÉRIO PÚBLICO

Na noite de sexta feira (03) o Ministério Público através do

Promotor de Justiça Guilherme Meneguim emitiu comunicado ao público em suas redes sociais informando que determinou ao município a adoção de medidas para prevenir a proliferação do COVID-19 no município, atendimento adequado a todos os casos suspeitos:

"Boa noite aos marianenses e aos amigos do Facebook. Preferia não fazer comunicados nesse espaço, mas em virtude da demanda por informações, à dificuldade em obter dados confiáveis face ao isolamento social e à ampla divulgação de notícias falsas, decidi informar o seguinte: (1) O MPMG requisitou à Delegacia de Polícia a apuração da 1ª morte por covid-19 em Mariana, tendo em vista a possibilidade de negligência por parte de órgãos municipais no atendimento à vítima; (2) O MPMG expediu recomendação ao Município de Mariana exigindo, dentre várias medidas, ações de prevenção à disseminação do covid-19 e atendimento adequado em TODOS os casos de suspeita de covid-19, visando impedir que eventual desleixo volte a causar mais mortes".

Em resposta a isso, o prefeito informou que, junto as secretarias, está tomando todas as medidas para contornar a situação. "Eu entendo que o MP é um órgão extremamente importante. Até o presente momento, não chegou nenhum questionamento oficial para que a gente pudesse responder".


As informações e atualizações sobre a Pandemia causada pelo COVID-19 podem ser acompanhadas no nosso portal e pelas notas técnicas da Secretaria de Saúde.


Fonte:

Deixe seu comentário