Portal da Cidade Mariana

CORONAVÍRUS

OMS e empresas privadas trazem esperança de uma vacina para o COVID-19 este ano

A Organização Mundial da Saúde falou pela primeira vez sobre a chance de uma vacina, as empresas Pfizer e BioNTech têm sucesso com os testes do imunizante.

Publicado em 02/07/2020 às 06:25
Atualizado em

(Foto: Pixabay)

A Organização Mundial da Saúde (OMS) tem expectativas de que centenas de milhões de doses de uma vacina contra o novo coronavírus possam ser produzidas ainda neste ano e outros 2 bilhões de doses até o fim do ano que vem, afirmou a cientista-chefe da organização, Soumya Swaminathan.

A OMS elabora um projeto para ajudar a decidir quem deveria receber as primeiras doses quando uma vacina for aprovada, afirmou a cientista. A prioridade seria dada a profissionais da linha de frente, como médicos, pessoas vulneráveis por causa da idade ou outra doença e a quem trabalha ou mora em locais de alta transmissão, como prisões e casas de repouso.

Soumya Swaminathan / Cientista-chefe da OMS / Genebra, Suíça

Esperança

"Estou esperançosa, estou otimista. Mas o desenvolvimento de vacinas é uma empreitada complexa, envolve muita incerteza", disse ela. "O bom é que temos muitas vacinas e plataformas, então, se a primeira fracassar ou se a segunda fracassar, não deveríamos perder a esperança, não deveríamos desistir."

Soumya Swaminathan / Cientista-chefe da OMS / Genebra, Suíça

Cerca de 10 imunizantes em potencial estão sendo testados em humanos, na esperança de que pelo menos um deles possa se tornar disponível nos próximos meses para prevenir a infecção da covid-19.

Uma vacina experimental produzida pelos laboratórios Pfizer e BioNTech se mostrou promissora na batalha contra o novo coronavírus. O imunizante, anunciado pelas empresas nesta quarta-feira (01), estimulou de forma vista como satisfatória a resposta imune de pacientes saudáveis ao vírus.

A droga também foi bem-tolerada pelo organismo das pessoas testadas, embora tenha provocado efeitos colaterais como febre quando aplicada em doses mais elevadas.

Se as próximas etapas da pesquisa forem bem-sucedidas, as gigantes farmacêuticas estimam que a produção em larga escala do produto seja iniciada no fim deste ano - cem milhões de doses até dezembro de 2020 e 1,2 bilhão de doses até dezembro de 2021.

Esse é o quarto projeto de combate à COVID-19 que chega à fase de testes em humanos com resultados promissores. No último sábado (27), a Universidade de Oxford e a farmacêutica AstraZeneca informaram que também trabalham no desenvolvimento de uma vacina, em estágio avançado de pesquisas clínicas e em testes no Brasil. No total, 17 compostos já entraram na corrida global pela proteção contra o Sars-Cov-2.


Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Mariana no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲

Participe: CLIQUE AQUI 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

Fonte:

Deixe seu comentário