Portal da Cidade Mariana

Religiosidade

Católicos irão celebrar a Páscoa com transmissões pela internet

Tradições milenares se rendem à tecnologia em tempos de Coronavírus.

Publicado em 03/04/2020 às 07:28
Atualizado em

Prece (Foto: Pixabay)

Cristo (Foto: Pixabay)

Em uma semana santa diferente, a igreja segue as orientações da Secretaria de Saúde e da Santa Sé mantém as celebrações sem a presença física dos fiéis.

Sueli Magalhães Elias Gomes / representante leiga da Paróquia Nossa Senhora da Assunção

Nunca se rezou tanto

A minha leitura é que nunca se rezou tanto. Mesmo sem as procissões, a COVID-19 trouxe, de forma muito forte, as orações de súplica e penitência.

Sueli Magalhães Elias Gomes / representante leiga da Paróquia Nossa Senhora da Assunção


Até as tradições milenares se rendem à tecnologia em tempos de Coronavírus. Assim vai ser nas celebrações de Páscoa em Mariana. Este ano, devido à pandemia, estão suspensas todas as tradicionais procissões e as missas serão celebradas de portas fechadas. No entanto, todas as cerimônias serão transmitidas pela página “Celebrações de Mariana” no facebook. Essa alternativa mantém as medidas de isolamento social determinadas pela Secretaria de Saúde, bem como pela Santa Sé.

Todo esse cenário traz muitas reflexões para os fiéis. “A minha leitura é que nunca se rezou tanto. Mesmo sem as procissões, a COVID-19 trouxe, de forma muito forte, as orações de súplica e penitência”, destaca Sueli Magalhães Elias Gomes, de 66 anos. Ela que participa ativamente da pastoral familiar e é representante leiga da paróquia de Nossa Senhora da Assunção, diz que a tristeza maior não é pela falta das cerimônias. “Estou triste em ver que o mundo esteja passando por uma provação como essa e só assim as pessoas estão refletindo e valorizando o que importa de verdade que é a família”.
Segundo o Cônego Nedson Pereira de Assis, da arquidiocese de Mariana, a situação demonstra que este é um tempo de aprofundamento da fé, de revisão de vida e de busca a Deus. “Pedimos que as famílias se reúnam para a oração e o exercício da caridade no cuidado uns com os outros”, reforça.
Ele informa também que a Arquidiocese elaborou um roteiro de celebrações para orientar às famílias em suas casas, durante a Semana Santa. As instruções estão disponíveis no site: www.arqmariana.com.br.


Fonte:

Deixe seu comentário