Portal da Cidade Mariana

Coronavírus

Serviços Públicos tem funcionamento alterado

Veja como fica o funcionamento dos serviços afetados pelo combate ao Coronavírus

Publicado em 17/03/2020 às 05:32
Atualizado em

Serviços afetados pelo Coronavírus

A cada hora que passa, mais instituições anunciam a suspensão de suas atividades ou restrições de atendimento com objetivo de frear a cadeia de proliferação do novo coronavírus, causador da doença denominada COVID-19. Elas seguem recomendações das autoridades de saúde, principalmente do governo estadual. 


NA ÁREA DE EDUCAÇÃO:

Cefet/MG

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) suspendeu as aulas presenciais em todos os níveis (cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação) por tempo indeterminado. Também cancelou a realização de eventos que envolvam aglomeração de pessoas e informou que dará condições especiais a pessoas vulneráveis à doença, como idosos e gestantes. 

IFMG

A partir de quarta-feira, 18 de março, estão suspensas, por tempo indeterminado, as aulas presenciais de todos os campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG). Segundo a instituição, serão mantidos apenas os serviços essenciais que demandam a presença de servidores nos locais de trabalho, considerando as orientações de prevenção determinadas pelo Ministério da Saúde. O restante vai permanecer em trabalho remoto. 

UFOP

As atividades acadêmicas da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) foram suspensas até o final de março.

Suspensão imediata das atividades acadêmicas da graduação, da pós-graduação e da extensão, bem como do funcionamento dos restaurantes universitários, bibliotecas, dos museus e do cinema; da realização de eventos institucionais e do afastamento de servidores para viagens. Serão mantidas as atividades que não podem ser interrompidas, como as defesas de mestrado e doutorado, algumas pesquisas e atividades extensionistas, devido aos prazos estabelecidos

Foi criada uma página para manter a comunidade acadêmica informada sobre as medidas tomadas no âmbito da Universidade: ufop.br/coronavirus.

Escolas estaduais

O governo Romeu Zema (Novo) vai paralisar as atividades nas escolas estaduais a partir desta quarta-feira. A medida se estende até o próximo domingo (22), ou seja, os alunos ficarão três dias sem aulas. 

Escolas Municipais

O Decreto Municipal nº 10.030 publicado pela Prefeitura de Mariana prevê a suspensão das atividades escolares em todo o Município entre os dias 17.03.2020 a 24.03.2020.

Escolas particulares 

O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) determinou que as escolas paralisem suas atividades até o fim de março. A medida não pode resultar, conforme o TRT, em cortes salariais dos funcionários, e pode ser estendida caso haja necessidade.  

Por sua vez, em nota divulgada na noite deste domingo (15), o Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (Sinep/MG) recomendou que as instituições privadas de educação paralisem suas atividades entre quarta-feira (18) e o próximo domingo (22) por causa do novo coronavírus. Uma nova reunião do Sinep está marcada para esta semana. 

SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS

Através de uma portaria a Prefeitura de Mariana suspendeu os serviços administrativos e o atendimento externo dos serviços vinculados às Secretarias de Fazenda, Administração e a Procuradoria Geral até o dia 24 de março. 

É importante ressaltar que o PROCON irá atender pelo telefone 3557-9001 e pela sua página no facebook.

Câmara de Mariana

A Câmara de Mariana editou uma portaria numero 26/2020 suspendendo as atividades no dia 19 e 20 de março. Priorizando o trabalho remoto e extendendo a suspensão para o gabinete dos vereadores.

Os servidores considerados grupo de risco, foram dispensados e somente retornam ao trabalho após o fim do período critico do contágio.

O atendimento ao cidadão realizado pelo CAC (emissão de Carteiras de Identidade e Certificado de Alistamento) por determinação da regional da Polícia Civil de Minas Gerais foi interrompido ainda sem data prevista para retorno do funcionamento.

ARQUIDIOCESE

A Arquidiocese de Mariana também divulgou uma nota para orientar os fiéis:

As igrejas devem permanecer abertas mas deve-se evitar a aglomeração de pessoas. Estão igualmente suspensas as celebrações do Matrimônio, Batismo e Confirmação. Todavia o Batismo pode ser ministrado em caso de urgência. Sobre matrimônios já agendados, trate-se com os noivos a respeito da conveniência de sua celebração pública. As Exéquias sejam celebradas sem aglomeração de pessoas, de forma digna e breve, usando-se o rito das Exéquias sem Missa. 


Ficam suspensas, por tempo indeterminado, as novenas, tríduos e procissões programadas.

Sobre as celebrações da Semana Santa serão, em tempo oportuno, emitidas orientações específicas.

Os serviços externos e administrativos também foram suspensos.


Fonte:

Deixe seu comentário