Portal da Cidade Mariana

Alerta

Período de chuvas intensas pode causar danos e provocar acidentes

Inmet emite alerta e solicita atenção redobrada em barragens de MG

Publicado em 24/10/2020 às 07:01
Atualizado em

Chuva em Mariana (Foto: Lauro Soares - Redes Sociais)

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em conjunto com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) distribuíram um alerta informando que entre hoje (24), principalmente no período da tarde, e a prõxima segunda-feira (26), há possibilidade de chuva forte, em volumes que podem atingir 100 milímetros (mm) em 24 horas no centro-leste de Minas Gerais, incluindo Belo Horizonte e região de Mariana e Ouro Preto.

Em função desses prováveis acumulados pluviométricos, é alta a possibilidade de ocorrência de deslizamentos de terra pontuais, assim como de eventos hidrológicos rápidos, como alagamentos de ruas ou transbordamentos de pequenos córregos nessas regiões. Estas chuvas fortes poderão vir acompanhadas de rajadas de vento e eventual queda de granizo. 


Devido ao alerta do Inmet, a Agência Nacional de Mineração (ANM) distribuiu um comunicado pedindo que os donos de barragens em Minas Gerais redobrem a atenção e o monitoramento das estruturas neste final de semana.


O aviso vem quase cinco anos depois do rompimento da barragem de Fundão, na cidade de Mariana, que em 5 de novembro de 2015 deixou 19 mortos, destruiu comunidades e impactou dezenas de municípios dos arredores. Atualmente, três barragens no estado são classificadas como nível três de emergência, localizadas nos municípios de Barão de Cocais, Nova Lima e Ouro Preto. A ANM reforçou que, em caso de qualquer anormalidade, o Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) e o Sistema Integrado de Gestão de Segurança de Barragens (SIGBM) deverão ser imediatamente acionados.



Fotos da Reportagem: Lauro Soares - Redes Sociais

Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Mariana no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲

Participe: CLIQUE AQUI 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

©️ 2020 | Todos os direitos deste material são reservados ao Portal da Cidade Mariana LTDA., conforme a Lei nº 9.610/98. A sua publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia é proibida.

Fonte:

Deixe seu comentário