Portal da Cidade Mariana

Carnaval

Bloco Zé Pereira da Chácara promete surpresa para o Carnaval 2018

Neste ano a produção confeccionará 53 bonecos para alegrar as ruas de Mariana

Publicado em 24/01/2018 às 22:19

Maria José chaves, 72 anos, mais conhecida como Maria do Zé Pereira (Foto: Pedro Gimenes)

O tradicional bloco Zé Pereira da chácara tem presença confirmada no carnaval 2018 em Mariana.  A alegoria conta com uma equipe de produção e outra para o desfile, que este ano sairá com 53 bonecos confeccionados para que a festa aconteça nas ruas. Maria José chaves, 72 anos, mais conhecida como Maria do Zé Pereira, relata um pouco sobre sua história no bloco e de como funciona a confecção.

“Há 39 anos que trabalho com os bonecos... é uma história né? Mas eu cheguei sem saber nada, aprendi tudo com meu professor José Liberato. Tínhamos somente 16 bonecos”, conta Maria sobre sua experiência na ornamentação. Grande parte dos materiais é reciclada, e a preparação do boneco é dividida em quatro partes. A primeira é o esqueleto feito com taquara e amarrado com arame, depois é feito uma primeira colagem com o jornal e a segunda com folha de papel branco. A terceira são as pinturas, desenhando primeiro os contornos e depois a tinta esmalte. Por fim, os bonecos são vestidos com as roupas também produzidas por Maria.

São quatro pessoas fixas que realizam os trabalhos de preparação na toca do Zé Pereira e alguns aprendizes que recebem oficinas. Para o desfile são vinte e cinco fixas, e as outras, podem efetuar uma inscrição. Todo ano, o bloco leva alguma surpresa para as ruas e o boneco que recebe a maior atenção é o famoso Zé Pereira. Cada um tem de 3 a 4 metros de altura e com o peso de 20 kg a 30 kg.

A toca do Zé Pereira recebe doações de caixas, garrafas pets e papéis que ajudam a montar os bonecos. Maria afirma sobre algumas precauções que devem ser tomadas durante o desfile, por exemplo, evitar jogar espuma nos bonecos, pois atinge quem está embaixo e de transitar entre eles, pois ao dançarem, podem atingir um folião. 



Fonte:

Deixe seu comentário